sábado, 26 de janeiro de 2013

A escultura grega

A representação da figura humana foi o tema preferido dos escultores gregos ao longo de sua história.É possível perceber três fases distintas da escultura grega


No período arcaico (séculos VII e VI a.C.),nota-se a nítida influência da arte egípcia na representação humana,chamada genericamente de KOUROS,escultura destinada a celebrar o triunfo de algum atleta ou soldado morto heroicamente em combate.

KOUROS

No período clássico (séculos V e IV a.C.),a arte grega alcança seu esplendor.A escultura passa a ser mais realista,com volume,movimento e proporção.O domínio da técnica permitiu alcançar elevado grau de perfeição na reprodução das vestes e do corpo humano.

Doríforo,de Policleto

No período helenístico (séculos IV a II a.C.),acentuou-se na escultura o realismo na representação humana.Além da intenção de reproduzir na arte as formas reais,os artistas também procuravam representar sentimentos humanos,como a dor,a angústia e o medo.

Laocoonte

    

2 comentários:

  1. Qual a relação de cada escultura com o contexto histórico da Grécia em que foram produzidas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Período Arcaico ( A colonização). A escultura grega arcaica tem nítida influência egípcia,as produções desse período servem para transmitir valores materiais,como os trabalhos em bronze (materiais caros) e suas imagens exprimem coragem,ousadia física,desafiando qualquer coisa feita em outra parte do mundo no século VI a.C. A forma da escultura foi determinada pela ética e pela nobreza e pelo ideal aristocrático de beleza corporal e espiritual.A união do belo e do bom,Kalokagathia.

      As esculturas do período clássico tem início com um tratado sobre as proporções do corpo humano escrito por Policleto em torno de 450 a.C. e termina com a conquista da Grécia pelos macedônios, em 338 a.C.Era um período de autoconfiança,Grécia tinha vencido os persas e a cidade de Atenas atingia o seu auge.Ocorre uma valorização dos feitos de um povo,glória e eternidade,evitando os valores exteriores.

      A Escultura do período Helenístico compreende o intervalo entre a morte de Alexandre, o Grande, em 323 a.C., e a conquista do Egito pelos romanos em 30 a.C.A Escultura do período helenístico toma como base a escultura do período clássico e,devido ao imperialismo marcante do império desse período,assimilava valores de outras regiões.

      Excluir