domingo, 20 de janeiro de 2013

A história e a Moda

O estudo da moda pode ser um ótimo recurso para percebermos as mudanças históricas



O vestido acima foi criado um pouco antes da Primeira Guerra Mundial.Veja o peso,o chapéu enorme e o penteado: tudo a ver ainda com o século XIX,não?
Ao longo do século XIX, a industrialização na produção de roupas e tecidos espalhou-se para outros cantos do mundo. A indústria têxtil ficou firmemente estabelecida nos Estados Unidos, França, Alemanha e no Japão. 



O vestido acima tornou-se moda durante a Primeira Guerra.Repare na leveza,o cabelo simples,sem chapéu,o pescoço e os braços nus.

Com a Primeira Guerra Mundial, as sufragistas, as epidemias, o desastre do Titanic e a popularização do cinema mudo, o mundo se transformou, gerando reflexos na moda.



 Sobretudo as influências da Grande Guerra convencem que a moda está diretamente ligada às modificações que atingem a sociedade em seus vários aspectos, pois a vida social ficou limitada, os espetáculos praticamente desapareceram, as mulheres de classe alta foram convocadas para ajudar em enfermarias, orfanatos e outros setores, e, as de classe mais baixa foram exercer ofícios masculinos em fábricas.O mundo moderno do século XX exigia coisas práticas como esse tipo de roupa.





2 comentários: