sábado, 19 de janeiro de 2013

A Política do Café com Leite

Na última década do século XIX, Minas Gerais e São Paulo eram as duas principais províncias do país em termos econômicos



A nossa velha política, sempre, infelizmente, controlada por grupos poderosos sem nenhum compromisso com a população. A situação sempre foi assim desde os primórdios de nosso país. Há mais de 100 anos, existiu um sistema político famoso, sistema esse de alternância de poderes. Era a Política do Café com Leite.

As duas oligarquias mais poderosas eram a paulista e a mineira.O presidente da República era eleito,mas o resultado das eleições era geralmente combinado entre as duas oligarquias.Tratava-se da célebre política do Café com Leite.

Naquela época,não havia partidos nacionais no Brasil,isto é,presentes em todos os estados.O PRP (Partido Republicano Paulista) e o PRM (Partido Republicano Mineiro) existiam apenas para defender os interesses específicos das oligarquias mais destacadas.Pois bem,antes das eleições  reuniam-se as cúpulas do PRP e do PRM,que conversavam e chegavam a um acordo.Lançavam então um candidato á presidência,que sempre era eleito.

São Paulo era o estado mais rico do país por causa do café.Minas Gerais,com tradicão pecuarista,era grande produtor de leite.Daí o nome "Café com Leite" para indicar esse domínio paulista/mineiro nas eleições presidenciais.Mas é bom não esquecermos que Minas era também o segundo produtor nacional de café.

8 comentários:

  1. Me ajudou no trabalho
    Boa
    Obrigado nbs

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado tirei 10 no trabalho

    ResponderExcluir
  3. adorei é perfeito; ja q estou no 5 ano. vou voltar sempre aq só farei meus trabalhos aq valeuu!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gotei muito vou tirar 10 '

    ResponderExcluir