segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A Arábia e os árabes

A diversidade geográfica da Península Arábica possibilitou formar tribos árabes com culturas e economias diferentes.

A Península Arábica


Os povos árabes são oriundos da Península Arábica.Eles falam o árabe,uma língua semita que tem a mesma origem da língua dos hebreus.




Geograficamente,podemos dividir a Península Arábica em duas partes: uma dominada por desertos,dunas e oásis,e outra situada nas regiões costeiras,banhadas pelas águas do Mar Vermelho e do Oceano Índico.Essa distinção geográfica marcou as diferenças entre os povos da Antiga Arábia,pois influenciou diretamente o desenvolvimento das atividades econômicas e culturais.

O DESERTO E AS TRIBOS NÔMADES


Grande parte da Península Arábica é até hoje coberta por desertos e pontuada por oásis,pequenas áreas servidas de fontes de água que possibilitam desenvolver a agricultura.Nos oásis pratica-se a agricultura,favorecida pela fertilidade do solo.

Os grupos humanos que habitavam o deserto não tinham unidade política,a maioria vivia dispersa,cada grupo com suas leis e chefes tribais.Chamados de beduínos,andavam pelo deserto em grupos armados,controlando a vida dos agricultores e artesão do oásis.Criavam camelos,carneiros e cabras,animais capazes de suportar o clima quente e seco do deserto.



A COSTA E AS CIDADES


As regiões banhadas pelo Mar Vermelho e pelo Oceano Índico foram chamadas pelos romanos de Arábia Feliz (Yemmen,em árabe) por serem mais chuvosas e férteis.Essa condições possibilitaram um desenvolvimento maior da agricultura e do comércio,além da formação de vilarejos.


Comerciantes e artesãos moravam em vilarejos onde se realizavam feiras periodicamente.Algumas dessas feiras,com o passar do tempo,tornaram-se permanentes,transformando-se em cidades






MECA E A RELIGIÃO DOS ANTIGOS ÁRABES


Até o século VII,a religião desses povos era politeísta e fetichista (cultuavam objetos considerados sagrados).Acreditava-se que deuses se incorporavam em pedras ou árvores e que espíritos bons e maus manifestavam-se na forma de animais.


O principal centro de culto e peregrinação dos árabes localizava-se na cidade de Meca,onde havia um santuário conhecido como Caaba.No interior da Caaba ficavam centenas de símbolos religiosos de todos os clãs.Dentre esses símbolos,destacava-sem a Pedra Negra,que,segundo a tradição,era branca,mas escureceu devido ao pecados humanos.



A intensa prática religiosa realizada em Meca transformou-se em um centro comercial para todos os povos árabes.Isso estimulou ainda mais a peregrinação até a cidade e o seu desenvolvimento comercial.



Os guardiões de Meca eram os integrantes da tribo dos coraixitas,que controlavam as atividades econômicas da cidade.










10 comentários:

  1. muito bom e muuito obrigado por quem fez o site mi ajudou muito

    ResponderExcluir
  2. De nada,fui eu mesmo, :D espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. De nada, espero que tenha ajudado. Volte sempre :)

      Excluir
  4. muito bom tirei dez na prova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado mesmo cara valeu eu presiçava disso para tirar dez na prva so caiu isso nela

      Excluir
  5. valeu ai espero que eu tire um 10 no trabalho de história da professora Stefhania :p

    ResponderExcluir