sábado, 27 de abril de 2013

O que é Religião?

A religião é uma das atividades mais universais conhecidas pela humanidade,sendo praticada por todas as culturas desde o início dos tempos.Contudo,não há uma definição de religião universalmente aceita.A religião parece ter surgido do desejo de encontrar um significado e propósito definitivos para a vida,geralmente centrado na crença em um ser (ou seres) sobrenatural.Na maioria das religiões,os devotos tentam honrar e/ou influenciar seu deus ou deuses através de preces,sacrifícios ou comportamento correto 


Surge a pergunta a respeito do que pode ser incluído no que chamamos de religião.Podemos,por exemplo,chamar o marxismo-leninismo de religião,ou humanismo (a crença na humanidade e na razão no lugar de um deus)?Algumas pessoas poderiam incluir tais crenças em uma definição moderna de religião como "qualquer coisa a qual oferecemos devoção absoluta"; contudo,tais crenças normalmente não incluem qualquer referência a um ser (ou deus) sobrenatural ou máximo.Portanto,é melhor descrevê-las como ideologias e não religiões,embora possam compartilhar muitas das características da religião.


(Máscara religiosas africanas)

Crenças e Práticas


A religião é feita tanto de crenças quanto de práticas.A teologia acadêmica (especialmente no Ocidente e em relação ao cristianismo) tende a se concentrar na crença.Todavia,é importante observar que em algumas sociedades não há uma palavra para religião.Não se trata de um compartimento separado da vida-é um modo de compreender e viver a própria vida.Mesmo assim,é possível distinguir vários aspectos diferentes em quase todas as religiões.


Uma classificação amplamente aceita identifica cinco aspectos:FÉ,CULTO,COMUNIDADE,CREDO E CÓDIGO.A FÉ é a parte interna da religião;o que as pessoas acreditam,seus sentimentos de temor e reverência,prece individual,etc.



(demonstração de fé)

O CULTO é tudo que está envolvido na devoção-construções,imagens,altares,rituais,canções sagradas,reuniões da comunidade e assim por diante.

(demonstração de culto)

A COMUNIDADE é o aspecto social da religião-os devotos em uma igreja ou templo específicos,a denominação ou seita mais ampla,monges e freiras,etc.

(Comunidade: freiras)

O CREDO envolve todas a crenças e idéias mantidas pela religião como um todo,incluindo escrituras e idéias sobre Deus,anjos,o céu,o inferno e a salvação.

(Deus-ser divino que rege o universo)

O CÓDIGO envolve o modo que as pessoas se comportam devido a suas crenças religiosas e inclui éticas,tabus e idéias sobre o pecado e santidade.

(Código-idéias mantidas pela religião)

Famílias de Religiões


As religiões do mundo podem ser divididas em dois grupos principais-primitivas e universais.As PRIMITIVAS incluem as religiões tradicionais da África,Australásia,Oceania,algumas regiões da Ásia e os povos primitivos das Américas,além das religiões pré-cristãs da Europa e religiões de outros povos antigos.Essas religiões,embora diferentes em detalhes,possuem várias características em comum.Todas elas tendem a ser locais-são específicas para a tribo ou povo que as praticam-e seus praticantes geralmente não as consideram relevantes para outros povos.Dessa maneira,muitos dos mitos e histórias desse tipo de religião lidam com a origem de uma tribo específica.As religiões primitivas remanescentes (animistas) tendem a depender em grande parte da tradição oral em vez de escrituras e são geralmente não-missionárias.


(representantes de religiões primitivas da África)

As RELIGIÕES UNIVERSAIS acreditam ter importância para todo o mundo e tentam,com maior o menos intensidade,converter pessoas.Além disso,em sua maioria,desenvolveram escrituras que desempenham um papel central na religião.O islamismo e o cristianismo são exemplos característicos desse tipo de religião universal.Dentro do grupo universal algumas famílias principais podem ser identificadas.A família semítica inclui o judaísmo,o cristianismo e o islamismo,os quais compartilham de uma base comum histórica e geográfica.

(Cristianismo,Judaísmo e Islamismo)

A família indiana é composta do hinduísmo,do budismo antigo,do jainismo e da doutrina dos sikhs.

(Símbolos do Hinduísmo)

A família do Extremo Oriente inclui o confucionismo,o taoísmo e o xintoísmo.

'
(Símbolo do Confucionismo)

Embora qualquer religião normalmente afirme ter sido inspirada por Deus,é importante lembrar que todas elas começam e se desenvolvem em situações históricas,geográficas e culturais específicas que influenciam e moldam a forma tomada pela religião.

Outra forma de classificar grupos de religiões é a distinção entre aquelas com um único deus (monoteístas)  e aquelas com vários deuses (politeístas).As religiões monoteístas incluem o judaísmo,o cristianismo e o islamismo.As religiões politeístas incluem o hinduísmo,as religiões antigas gregas e germânicas e várias religiões primitivas remanescentes.

(religião monoteísta,um único Deus que rege o universo)

(Religião politeísta,hinduísmo,vários deuses regem o universo)

Religião e Secularismo


O secularismo é o conceito que se refere a distinção entre as organizações do governo e os encarregados para representar o Estado a partir de organizações religiosas. Pode se dizer que o secularismo defende o exercício de uma função ou aprendizado sem vínculo com um ensinamento religioso, como uma isenção da imposição do governo de uma religião sobre a população, desde que seja uma comunidade neutra em relação à crenças religiosas. Ou seja, o secularismo diz respeito às decisões sociais, sobretudo políticas, que agem de forma imparcial em relação à influência religiosa. Entre os pensadores e filósofos que estão em acordo com o pensamento secular, estão: Marco Aurélio, Epicuro, Averróis, Diderot, Voltaire, Thomas Jefferson, Bertrand Russel entre outros.(trecho retirado do site InfoEscola:http://www.infoescola.com/)


(A influência religiosa)


Religiões primitivas Remanescentes


as religiões primitivas que sobrevivem atualmente são as religiões de sociedades não alfabetizadas, normalmente sociedades tribais. A maior parte delas possui histórias longas e complexas. A palavra "primitiva"é usada para transmitir a ideia de que essas religiões se originaram em uma época anterior da história humana e fundamentam todas as principais religiões do mundo.Não é correto considerar essas religiões como sendo simplistas, uma vez que frequentemente contêm crenças e idéias a respeito do mundo que alcançam altos níveis de sofisticação. Em quase todas elas há um conceito de um deus supremo, às vezes proeminente na vida religiosa, às vezes remoto e desinteressado dos assuntos humanos.
A crença em um deus supremo é encontrada em toda a áfrica, mas em muitas regiões ele é considerado tão grande e remoto que não é adorado. 

A Religião BAHA'I


 é uma religião universal que tem por objetivo a unidade de todas as religiões existentes e o congraçamento espiritual de toda a humanidade, tendo evoluído a partir dos ensinamentos de dois visionários persas do século XIX - Mirza Ali Muhammad (1820-1850) conhecido como Bab ("passagem"), e Mirza Husahi Ali (1817-1892), conhecido como Baha'ullah ("glória de Deus"). Baha'ullah anunciou em 1863 que  era o mais recente de uma série de manifestações divinas - incluindo Jesus, Buda, Maomé e Zoroastro - enviado para redimir e purificar o mundo.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário