domingo, 26 de maio de 2013

História,uma Investigação do Passado - Parte 2

As Fontes da História


O historiador,em busca da explicação para o passado,usa diversos tipos de fonte.Durante muito tempo a pesquisa histórica deu privilegio as fontes escritas,como cartas,documentos oficiais,jornais e revistas.Até porque os estudiosos defendiam que os povos sem escrita não possuiam história,que a história era privilégio dos povos que descreviam seus pensamentos e atos.

(manuscritos)

Atualmente entende-se que todos os seres humanos possuem história.Essa nova atitude valorizou outros tipos de fontes.Hoje,todo tipo de registro de atos e pensamentos das pessoas podem ser utilizados como fonte pelo historiador.

É o caso das fontes iconográficas,que são imagens como fotografias,gravuras,estátuas e pinturas.Ou de objetos de todos os tamanhos e formas,como roupas e móveis,brinquedos,máquinas,edifícios e até mesmo o lixo.

(escriba sentado,séculos XXVII-XXVI a.C.)

As fontes podem ser classificadas em quatro tipos.

Fontes Escritas


As fontes escritas são as mais tradicionais fontes de estudo da História.Desde documentos como passaportes,cartas,registros de nascimentos,casamentos e mortes e jornais e livros,as fontes escritas fornecem valiosas informações para o historiador.


Atualmente,com o interesse dos historiadores por aspectos do cotidiano,do dia a dia das pessoas,novos tipos de fontes escritas têm sido valorizadas,como receitas culinárias e diários.



(cartas são ótimas fontes escritas)

Fontes Materiais


Fontes materiais são os vestígios materiais deixados por inúmeras atividade materiais.


Os instrumentos de trabalho,utensílios domésticos,vestuário,moradias,monumentos,meios de transporte,moedas e qualquer material produzido pelas pessoas são consideradas fontes materiais.



O estudo das fontes materiais é fundamental para o conhecimento da história das sociedades sem escrita.



(pinturas rupestres)

Fontes Iconográficas


As fontes iconográficas revelam muito da sociedade que as produziram.Algumas pessoas podem pensar que a análise das imagens serve apenas para conhecer a arte,a forma como as pessoas do passado se expressavam,por meio de desenhos,pinturas,esculturas ou,mais recentemente,pela fotografia.


A análise iconográfica vai,porém,muito além disso.As imagens podem fornecer informações sobre a sociedade que as criou,tanto quanto um documento escrito.



Antes de tudo,uma imagem é também uma fonte material.O estudo da técnica utilizada e dos materiais empregados em sua elaboração permite ao historiador conhecer desde o tipo de tecnologia existente até a organização do trabalho em determinada época.



Mas uma imagem não é apenas uma fonte material.Ela é uma representação,em traços e cores,das ideias,das crenças e dos valores de uma sociedade.Cabe ao historiador analisar essa representação para tentar entender o que determinada sociedade pensava e sentia,e em que acreditava.


(A América,de Jodocus Hondius)

Fontes Orais


As fontes orais,ou imateriais,podem ser usadas pelo historiador por dois motivos.


Primeiramente,porque muito do passado fica registrado na memória dos grupos sociais.Por exemplo: em algumas sociedades,há cantos,orações e lendas que os mais velhos ensinaram aos mais novos,geração após geração,por séculos.O mesmo se pode dizer de receitas culinárias ou brincadeiras de criança.Tudo isso pode servir de fonte ao historiador para entender o passado distante.



Mas a fonte oral pode ser usada também como fonte da história mais recente.O historiador não estuda apenas o que ocorreu há séculos.Ele também pode analisar o passado mais recente.Por exemplo: no Brasil,há historiadores que estudam a ditadura militar imposta ao país entre 1964-1985.Ora,muitas pessoas que viveram sob a ditadura ainda estão vivas no início do século XXI.Além de analisar as fontes escritas,materiais e iconográficas,o historiador tem a possibilidade de entrevistar as pessoas que viveram esse evento histórico.


(O decorrer de uma entrevista com o uso de um gravador.)



"A única história que vale alguma coisa é a história que fazemos hoje" - Henry Ford


FONTE: Partes 1 e 2 adaptadas do livro - História, das cavernas ao terceiro milênio.









Nenhum comentário:

Postar um comentário