quarta-feira, 29 de maio de 2013

O Homem de Neandertal

Há cerca de 200 mil anos,o Homo neanderthalensis,o homem de Neandertal,ocupou a Europa,a Ásia Central e o nordeste da África.Trata-se do hominídeo mais estudado.Os arqueólogos já encontraram centenas de esqueletos de neandertalenses.



A análise desses vestígios mostra que eles possuíam uma grande caixa craniana,maior que a do Homo sapiens,além de músculos fortes e resistentes.Eram caçadores,fabricavam instrumentos de pedra e foram os primeiros hominídeos a enterrar os seus mortos.

(Ferramentas)

O Homo sapiens,o homem moderno,foi contemporâneo dos homens de Neandertal.Os dois grupos ocuparam,em alguns casos,as mesmas regiões.Até pouco tempo atrás,muitos estudiosos acreditavam na ocorrência de cruzamentos entre indivíduos das duas espécies.Atualmente,porém,por causa principalmente das pesquisas genéticas,a maioria dos pesquisadores considera que não houve contato sexual entre H.sapiens e H.neanderthalensis.O homem de Neandertal não é ancestral dos seres humanos atuais.É uma linhagem que se extinguiu.

O desaparecimento do homem de Neandertal ocorreu há cerca de 30 mil anos e provavelmente se deveu a competição com o Homo sapiens.Ambas as espécies competiam por território e recursos naturais.O Homo sapiens saiu vencedor.

O Desaparecimento do Homem de Neandertal 


Várias são as hipóteses acerca do desaparecimento dos neandertalenses.Eles ocuparam a Europa e o Oriente Médio durante 120.000 anos e resistiram a grandes períodos de frio intenso,as glaciações.No entanto,entre 35.000 e 25.000 anos atrás,o homem de Neandertal foi rareando até extinguir-se.


O que há de novo nesse período,além da estabilidade climática,é o aparecimento do Homo sapiens.Por muitos anos,acreditou-se que os neandertalenses eram muito inferiores intelectual e culturalmente ao H.sapiens,de modo que simplesmente não teriam sobrevivido a presença desses.



Contra essa visão,pesquisas recentes revelam que eles não eram tão grosseiros,pois fabricavam utensílios e ferramentas,e enterravam seus mortos com rituais de origem mágica ou religiosa.Então,como e por que desapareceram?



Várias hipóteses,que passaram pelo genocídio,por epidemias e até pela fusão entre espécies,foram derrubadas uma a uma por técnicas avançadas de pesquisa.



Atualmente,os cientistas concordam que não há uma causa única para a extinção dos neandertalenses,mas sim uma conjunção de fatores.



Um desses fatores seria a concorrência com os H.sapiens por recursos naturais limitados: caça,sementes e frutos,que nem sempre permitiam o sustento de muitos grupos humanos.



Outra possibilidade é a questão demográfica - os neandertalenses apresentavam baixos índices de natalidade e alta mortalidade,sobretudo por se arriscarem em caçadas a animais de grande porte,como os mamutes.No entanto,a resposta continua sendo buscada até hoje.




Nenhum comentário:

Postar um comentário