terça-feira, 30 de julho de 2013

O Criacionismo

As civilizações mais antigas já elaboravam explicações sobre o surgimento do homem,seu lugar no mundo e suas relações com outras espécies.

Muitos povos criavam histórias sobre a criação,ligadas a mitos ou a crenças religiosas.Para os antigos egípcios,por exemplo,os homens foram originados das lágrimas do deus Sol Rá.Já os maias acreditavam que os homens foram feitos a partir de uma massa de milho.

Os mitos e as lendas sobre a origem do homem,que têm como ponto comum a crença de que a humanidade foi criada por um ser superior,fazem parte de uma corrente de pensamento chamada Criacionismo.

O criacionismo no mundo Ocidental é fundamentado na tradição judaico-cristã.Nesse caso,defende-se a ideia de que Deus é o criador de tudo aquilo que existe e que,depois de ter criado a Terra e todos os seres vivos,teria criado Adão e Eva,dos quais toda a humanidade,até os dias de hoje,descenderia.Os fundamentos dessa interpretação criacionista encontram-se no Livro do Gênesis,no Antigo Testamento da Bíblia.


"Deus disse: ’Façamos o homem a nossa imagem,segundo a nossa semelhança,e que ele submeta os peixes do mar,os pássaros do céu,os animais grandes,toda a terra e todos os animais pequenos que rastejam sobre a terra!’
Deus criou o homem a sua imagem,a imagem de Deus ele o criou;criou-os macho e fêmea.
Deus os abençoou e lhes disse: ’sede fecundos e prolíficos,enchei a terra e dominai-a.Submetei os peixes do mar,os pássaros do céu e todo animal que rasteja sobre a terra!’ [...]
Deus viu tudo o que havia feito.Eis que era muito bom.Houve uma tarde,houve uma manhã: sexto dia.
O céu,a terra e todos os seus elementos foram terminados.
Deus terminou no sétimo dia a obra que havia feito.
Ele cessou no sétimo dia toda a obra que fazia.
Deus abençoou o sétimo dia e o consagrou,pois tinha cessado,neste dia,toda a obra que ele,Deus,havia criado pela sua ação.
Este é o nascimento do céu e da terra quando da sua criação."

(Gênesis 1,26 - 2,4.Bíblia: tradução ecumênica.São Paulo: Loyola,1994.p.25-26.)


Até o século XVII,a visão criacionista era dominante no mundo ocidental.Existiam até mesmo cálculos que estabeleciam a data "precisa" em que Deus teria criado o homem,como a datação estabelecida pelo teólogo irlandês James Usher,em 1650.Segundo Usher,a criação do mundo ocorreu em 23 de outubro de 4004 a.C.,um domingo,e Adão e Eva,os primeiros humanos,foram criados em 28 de outubro de 4004 a.C.,uma sexta-feira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário