quarta-feira, 10 de julho de 2013

Vale a pena assistir: O Último Samurai


Filme: O Último Samurai
Diretor: Edward Zwick
Ano: 2003
Duração: 154 min.

SINOPSE: O capitão Nathan Algren (Tom Cruise), veterano da Guerra Civil Americana, é contratado por empresários interessados em estabelecer lucrativos tratados comerciais com o governo japonês. Algren deveria treinar o exército imperial e ajudar a derrotar os samurais, vistos como últimos resquícios do feudalismo japonês. Durante um conflito entre o exército e um grupo de samurais, Algren é capturado. Ao longo do confinamento, o capitão passa a respeitar a cultura japonesa, as tradições dos samurais e a repudiar o esforço modernizador das autoridades locais.


Contexto Histórico


Mitsuhito, Imperador Meiji, 1867-1912.

A Era Meiji (1868-1912) ou ''Era Iluminada'', conforme a tradução, foi o período de abertura do Japão ao mundo, bem como sua inserção no modelo econômico capitalista. O país, que ficou séculos isolado do Ocidente, se tornou, em poucas décadas, uma das principais potências imperialistas do século 20. Os feudos deram lugar aos grandes conglomerados comerciais e bancos; a educação tornou-se obrigatória; e o poder imperial se tornou centralizado. Em síntese, Mutsuhito Tenno, o primeiro e último imperador Meiji, apagou todos os resquícios da decadente sociedade feudal japonesa.

Mutsuhito, em 1871, aboliu o sistema de domínios, substituídos por províncias administradas por governadores nomeados pelo imperador, em lugar dos senhores feudais que transmitiam o poder hereditariamente. Os samurais, que haviam sido decisivos para o fim do xogunato de Tokugawa, acabariam sendo mortalmente atingidos no novo regime. O governo Meiji formou seu próprio exército, composto por estrangeiros. O Imperador se autoproclamava descendente direto da Deusa Amaterasu e o Xinstoísmo foi atribuído como religião oficial.

Não muito diferente de Inglaterra, França, Alemanha e Estados Unidos, o Japão, que precisava de matérias-primas para a sua industrialização, passou a expandir sua área de influência: Em 1876, o Japão pressionou militarmente a Coréia, conseguindo por meio de um tratado o acesso à três portos desse país; Em 1895, depois de derrotar a China na Guerra Sino-Japonesa, o Japão ganha o controle do território de Taiwan; Em 1905, o Japão derrota a Rússia na Guerra Russo-Japonesa, recebendo do país derrotado a península chinesa de Liaodong e parte da ilha russa de Sacalina; e, em 1905, a Coréia torna-se um protetorado japonês, para mais tarde, em 1910, ser oficialmente anexada ao Império do Japão. 

O Último Samurai é um filme onde a cultura Ocidental se encontra com a Oriental. É um filme de transição histórica em que o Japão sai do período do Xogunato (com características feudais) e entra na era Meiji (período com profundas mudanças políticas, econômicas e sociais, e claro, a entrada do Japão no mundo capitalista).



Nenhum comentário:

Postar um comentário