quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A Espiã Mata Hari

A dançarina e espiã Mata Hari,posando em Paris,durante a Primeira Guerra Mundial.

A Primeira Guerra Mundial abalou o mundo pela carnificina de milhões de jovens nas trincheiras e pelo uso de gases venenosos e lança-chamas.Toda uma geração de europeus foi sacrificada.Em meio aos horrores e pesares da guerra,circularam personagens tão exóticas quanto misteriosas.Entre elas,Mata Hari.

Margaretha Geertruida Zelle nasceu na Holanda em 1876.Margaretha foi fruto do casamento entre Adam Zelle e Antje van der Meulen. Dos pais, herdou a beleza exótica da mãe de origem asiática e o espírito aventureiro de um pai em franca decadência financeira. A situação delicada de sua família piorou quando, aos 15 anos de idade, Maragerth perdeu sua mãe.Foi casada com um capitão do Exército holandês chamado Rudolph McLeod que a tratava com violência.Acompanhando o marido,morou alguns anos na ilha de Java,na atual Indonésia,que era colônia da Holanda.

Rudolph era alcoólatra e costumava se entregar a incontroláveis acessos de fúria contra a esposa. As péssimas condições do matrimônio ainda se somaram ao envolvimento extraconjugal do marido com a babá dos filhos de Margareth. A babá, enciumada pela condição de esposa desfrutada por Margareth, tramou um pavoroso plano para matar os dois filhos do casal. Na tentativa de envenenar as crianças, um dos filhos de Margareth conseguiu sobreviver.

Devido aos maus tratos que sofria no casamento,Margaretha divorciou-se em 1902 e mudou-se para Paris.Na capital francesa,aos 26 anos começou a apresentar-se em espetáculos de dança sagrada indiana,assumindo a identidade da bela e exótica Mata Hari.

O sucesso foi estrondoso.Mata Hari atraiu homens ricos e poderosos,incluindo políticos e militares.A dançarina excursionava pela Europa,sempre reunindo multidões.Alguns de seus admiradores eram alemães.Em 1914,Mata Hari mudou-se para Berlim,pouco tempo antes de a guerra ser declarada.

Em 1916,a dançarina retornou a Paris,onde procurava a companhia de funcionários do governo francês,a quem seduzia com seus encantos.Suspeita de espionagem,Mata Hari começou a ser vigiada,e teve de trabalhar para o serviço secreto francês para provar sua lealdade e assim poder permanecer em Paris.

Foi quando os espiões franceses elaboraram uma armadilha,fornecendo a Mata Hari informações sigilosas,que logo foram transmitidas por ela aos alemães.Comprovada a culpa,a dançarina holandesa foi presa e julgada.

Apesar de todo o glamour de sua trajetória,Mata Hari sofreu o mesmo destino dos jovens sacrificados nas trincheiras.Em 15 de outubro de 1917,a sedutora dançarina,condenada a morte por espionagem,foi fuzilada na prisão francesa de Vincennes.


FONTES: História: ensino médio,volume único/coordenadores Fausto Henrique Gomes Nogueira,Marcos Alexandre Capellari. - 1.ed. - São Paulo: Edições SM,2010. - (Coleção ser protagonista).

http://www.brasilescola.com - Mata Hari,texto de Rainer Sousa,graduado em história.acesso em 14/11/13.

CRÉDITO DA IMAGEM: http://pit935.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário