sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A Incrível Cidade de Cartago

                                                                  Ruínas de Cartago

Cartago foi,inicialmente,uma colônia fenícia situada no Norte da África.Ao longo dos séculos seguintes,transformou-se em uma das principais potências da Antiguidade,chegando a disputar com Roma o controle do Mar Mediterrâneo.Era considerada por gregos e romanos como a cidade mais rica do Mediterrâneo.Dessas disputas originaram-se três Guerras Púnicas,após as quais Cartago foi completamente destruída,no século 2 a.C.Abaixo,uma descrição minuciosa da cidade em seus tempos de glória:

Fundada por volta do século 8 a.C., Cartago transformou-se,ao longo dos séculos seguintes,em uma das principais potências comerciais e militares do Mediterrâneo.No final do século 5 a.C., já controlava uma área que se estendia da costa norte da África até o sul da península Ibérica.Por essa época,era considerada por gregos e romanos como a cidade mais rica do mundo Mediterrâneo .

Em seu período de esplendor,Cartago contava com uma população de 400 mil habitantes.Uma muralha de 40 quilômetros cercava a cidade,protegendo-a de invasores.Nos seus pontos mais estratégicos,a muralha chegava a ter 12 metros de altura e 9 metros de espessura.

A cidade reunia edifícios de até seis andares e uma grande quantidade de templos.Seus cultos religiosos incluíam sacrifícios em homenagem aos deuses fenícios Baal - Hamon e Tanit.

Cartago contava também com um sofisticado complexo portuário.Construído em forma circular,o porto recebia os navios mercantes em seu lado externo.Já sua parte interna era destinada ao abrigo da frota militar.Além de ter capacidade para guardar cerca de 220 navios de guerra - uma das maiores frotas da época -,o porto contava ainda com uma torre de controle que,do alto,assegurava uma ampla visão do Mediterrâneo.Nenhum navio estrangeiro podia seguir com suas mercadorias para o oeste de Cartago.Embarcações que ameaçassem furar o bloqueio eram afundadas.Os navios estrangeiros viam-se,portanto,obrigados a atracar em Cartago e transferir suas mercadorias para as embarcações cartaginesas,que as revendiam nos portos do Mediterrâneo ocidental.

Em Cartago era possível encontrar produtos vindos de diversos lugares,como estanho da Bretanha,prata e ferro da península Ibérica,ouro e marfim de diferentes lugares da África.Entre as principais mercadorias vendidas pelos cartagineses estavam metais,tecidos e produtos agrícolas,além de escravos.No século 4 a.C. a cidade passou a cunhar sua própria moeda,usada nas transações comerciais.

Em certas regiões da África,os cartagineses trocavam produtos manufaturados por ouro.Com algumas dessas populações estabeleceram a prática do "comércio mudo": ao desembarcar,descarregavam suas mercadorias na praia e retornavam aos navios,de onde emitiam sinais de fumaça para chamar os nativos.Quando estes chegavam,depositavam na areia a quantidade de ouro que julgavam adequada ao pagamento e também se retiravam.Os cartagineses retornavam a praia e,caso entendessem que a quantidade de ouro era justa,a recolhiam e iam embora.Se julgavam-na insuficiente,voltavam ao navio,aguardando que os nativos aumentassem a oferta.Enquanto a negociação não fosse finalizada,nem os cartagineses tocavam no ouro nem os nativos na mercadoria.

Além da frota naval,Cartago contava com um exército poderoso.Até o século 5 a.C., a base desse exército eram os próprios cartagineses.A partir de então,suas tropas passaram a ser formadas basicamente por soldados mercenários recrutados entre as populações fenícias do norte da África e europeus oriundos de regiões da atual Espanha,Itália,Grécia e França,entre outros lugares.

Apesar de seu poderio,Cartago foi completamente destruída no século 2 a.C. após travar três guerras contra o exército romano.Com a vitória,Roma consolidou-se como a principal força econômica e militar do Mediterrâneo.

WARMINGTON,B.H. O período cartaginês.História Geral da África.São Paulo: Ática/Unesco,1983.p. 449-2.v.II.


O que sobrou da poderosa Cartago é conhecido atualmente como Sítio Arqueológico de Cartago,localizado na Tunísia.É tombado como Patrimônio Mundial da Unesco desde 1979.


CRÉDITO DA IMAGEM: http://commons.wikimedia.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário