quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O Escravismo Colonial

                           
O conceito de modo de produção escravista colonial foi desenvolvido pelo historiador brasileiro Jacob Gorender (1923 - 2013).Na elaboração desse conceito,o historiador estabelece as diferenças entre o escravismo brasileiro e o escravismo da Antiguidade,a organização da produção e os principais aspectos da produção escravista colonial:

"O escravismo colonial brasileiro se distingue do modo de produção vigente na Grécia e na Roma Antiga,que também tinha por base o trabalho escravo,exatamente por ser colonial.Isto é,os proprietários dos meios de produção e a comercialização do fruto de trabalho estavam sob controle da metrópole portuguesa,e não da própria colônia.

Ao mesmo tempo,a organização da produção tinha por base a plantation - grandes latifúndios voltados para uma só cultura destinada a exportação (cana-de-açúcar,café,etc.).Dessa forma,o escravismo colonial atendia aos interesses do capitalismo mercantil dominante na Europa e estava entrelaçado com ele,o que não ocorria no modo de produção escravista vigente na Grécia e na Roma Antiga.

O modo de produção escravista colonial apresenta três aspectos principais.

1. Economia voltada predominantemente para o mercado externo (isto é,produzia-se tendo em vista a exportação,e não o consumo interno),dependendo desse mercado externo o estímulo necessário ao desenvolvimento das forças produtivas.

2. Troca de gêneros agropecuários ou matérias-primas minerais por manufaturas fabricadas na metrópole ou em algum outro país europeu.

3. Fraco ou nenhum controle da colônia sobre a comercialização no mercado externo.

A mistura de trabalho escravo e capitalismo mercantil (dominante na metrópole) criou uma sociedade peculiar.Os mercadores coloniais constituíam uma burguesia mercantil integrada na ordem escravista,e tão interessada na sua conservação quanto os plantadores.Boa parte desses mercadores,aliás,se dedicava ao tráfico de escravos da África para o Brasil colonial e Imperial."

Baseado em: GORENDER,Jacob.O escravismo colonial.5. ed.São Paulo: Ática,1988.


FONTES: OLIVEIRA,Pérsio Santos de.Introdução à Sociologia.volume único.São Paulo: Ática,2010.


CRÉDITO DA IMAGEM: http://www.mundoeducacao.com
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário