domingo, 12 de janeiro de 2014

Intelectuais Amazonenses: Aguinaldo Nascimento Figueiredo

 Aguinaldo Nascimento Figueiredo. Não se enganem com essa cara séria... por onde passa Aguinaldo contagia as pessoas com uma alegria sem igual.

AGUINALDO NASCIMENTO FIGUEIREDO (55), é professor, escritor e historiador formado pela UFAM. Amazonense de Manaus, nasceu no bairro de Santa Luzia, onde passou sua infância e adolescência. É um dos escritores que mais vende livros de história do Amazonas.Escreveu, durante três anos, as colunas de História do Amazonas e Museu do Conhecimento, publicações dominicais do jornal "O Estado do Amazonas", o que lhe valeu Votos de Aplausos, no Senado Federal em 2004. Aguinaldo possui mais de 500 artigos publicados em diversos jornais e revistas, como Folha Comercial do Amazonas, O Estado do Amazonas e Revista Big Amazonas. 

 História Geral do Amazonas, a principal obra de Aguinaldo Nascimento Figueiredo. Esse grandioso trabalho, fruto de dez anos de pesquisas, trata-se de uma abordagem diferente do processo histórico que deu origem a nossa atual sociedade. Com uma linguagem simples e acessível, esse livro é um dos mais vendidos no Amazonas e até em outros países.


Aguinaldo é humanista e um estudioso de problemas educacionais e sociais contemporâneos e milita em vários segmentos da Sociedade Civil Organizada deste Estado, em defesa do direito de cidadania para todos. Suas principais obras são: História Geral do Amazonas (2000), 7.ed, trabalho que foi fruto de mais de 10 anos de pesquisas, Santa Luzia, História e memória do povo do Emboca (2008) e Os Samurais das Selvas, A presença japonesa no Amazonas (2012).

4 comentários:

  1. onde posso encontrar seu livro? eu tinha um exemplar que comprei num cursinho dai emprestei e nunca mais voltou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho difícil encontrar, mas procure na Livraria Valer, na rua Ramos Ferreira, Centro. :)

      Excluir