terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A Extinção da Megafauna Americana

Megatério (preguiça-gigante) e Gliptodonte.

A Megafauna era em um conjunto dos animais pré-históricos de grandes proporções que conviveram com a espécie humana, e desapareceram no final do período Pleistoceno, a Era do Gelo. A Megafauna era incrível: Mastodontes, Preguiças gigantes e Gliptodontes eram alguns dos membros desse conjunto de animais gigantes. A Extinção da Megafauna ocorreu simultaneamente em diferentes partes do globo. As pesquisas mais recentes especula que o desaparecimento desses animais se deu por uma conjuntura de fatores climáticos (o aquecimento do planeta com o fim da Era do Gelo e o início do período Holoceno) e antrópicos (a caça excessiva e a disputa por comida, por exemplo). Aqui

" No continente americano, viviam animais gigantescos, conhecidos como megafauna, como é o caso das preguiças-gigantes e dos gliptodontes, no território brasileiro. Por que eles desapareceram ? [...] No caso da América, acreditamos que pode ter ocorrido uma confluência de três fatores, pois houve, efetivamente, mudança climática, [aumento da temperatura] com a diminuição da área os campos e cerrados - os habitats originais desses grandes animais -  concomitantemente à expansão da ocupação humana, que pode ter espalhado doenças como extinguido o número desses animais por meio de caçadas. Segundo alguns estudos realizados com o auxílio de simulação com modelos computacionais, em apenas mil anos a caça excessiva seria suficiente para acabar com algumas espécies de animais ".

FUNARI, Pedro Paulo; NOELLI, Francisco Silva. Pré-história do Brasil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 56. (Coleção Repensando a história)


CRÉDITO DA IMAGEM: http://otimosfera.ning.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário