sexta-feira, 21 de março de 2014

A Origem da palavra "Baitola"

Francis Reginald Hull, popularmente conhecido como Mister Hull.

No dicionário, a palavra "baitola" (um termo chulo) refere-se ao homossexual. A origem da expressão remonta ao final do século 19 e início do 20, quando estava ocorrendo a construção de uma linha férrea no Nordeste do Brasil.

Em 1913, chegou ao Ceará o inglês Francis Reginald Hull, conhecido como Mister Hull (pronuncia-se Ráu). Antes de chegar ao Ceará, Mister Hull já tinha, anteriormente, passado pelo Brasil. Sua primeira parada foi São Paulo, em 1892, onde, como Engenheiro Assistente da São Paulo Railway (Santos/Jundiaí), ficou encarregado dos levantamentos topográficos e da localização de dois terços do ramal ferroviário, no alto da Serra do Mar, onde após alguns meses foi promovido a Chefe da 3a Secção.

Regressa ao Brasil em 1895, desembarcando no Porto de Santos. Foi incumbido da construção de parte dos Novos Planos Inclinados da Serra do Mar. Entre as obras d’arte por ele executadas incluem-se: três túneis, três viadutos com  estrutura metálica, viadutos de pedra e cimento portland e trinta eclusas abobadadas.

A Origem

Bitola, no dicionário, significa a distância entre dois trilhos (em português europeu, trilhos são carris).

Pois bem. Mister Hull, que era homossexual assumido, quando ia pronunciar essa palavra, falava de forma anglófona, e exclamava "baitola". Quando Hull passava pelos trabalhadores da ferrovia, que não gostavam muito da forma como eram tratados (Mister Hull, mesmo sendo homossexual, fora criado em uma sociedade rígida, e, como chefe, era autoritário), eles diziam: "lá vem o baitola", "lá vem o baitola". Com isso, essa expressão virou sinônimo de homossexualismo. Vale lembrar que, o conhecimento que existe sobre a origem dessa palavra, possui pouca documentação. O que sabemos vem da história oral, a velha "sabedoria popular".

Era um profundo conhecedor da meteorologia, da climatografia nas suas variadas manifestações no Ceará.

Mr. Hull desembarca pela terceira vez no Brasil, desta vez em Ilhéus-Bahia. No dia 5 de abril de 1921 é designado Vice-Cônsul de Ilhéus e logo após, Superintendente Geral da The State of Bahia South Western Railway Company ,Limited. Desenvolveu um intenso trabalho no projeto e execução da construção da ferrovia unindo Ilhéus à Vitória da Conquista, que lhe valeu o reconhecimento público e participar em um romance de Jorge Amado no personagem do “coronel inglês”.

Retorna ao Ceará a 6 de maio de 1933, desta vez definitivamente, como Superintendente da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltd., dividindo seu  tempo com atividades de Vice-Cônsul do Governo Britânico no Ceará. Faleceu em 1951, no estado que sempre amou. Dá nome a uma importante avenida de Fortaleza.


FONTES: Mister Hull - Francis Reginald Hull. Disponível em: http://www.bairroantoniobezerra.com.br/BAB/modules/mastop_publish/?tac=Quem_foi_Mister_Hull%3F Acesso em: 21/03/2014.

A curiosa história do inglês "baitola". Revista Veja. 18/12/2013.

A origem da palavra "baitola". Disponível em: http://mais.uol.com.br/view/iuht4ucp3jku/a-origem-da-palavra-baitola-04024D9A3862C0994326?types=T& Acesso em: 21/03/2014.


CRÉDITO DA IMAGEM: http://www.bairroantoniobezerra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário