terça-feira, 1 de abril de 2014

Dia triste para a História: Morre aos 90 anos o historiador francês Jacques Le Goff

Le Goff e seu inseparável cachimbo.

Especialista em Idade Média, o francês Jacques Le Goff tinha 90 anos. Era um dos mais eminentes historiadores das mentalidades. Morreu hoje em Paris, anunciou a sua família ao Le Monde.

Nascido em Toulon em 1924, Jacques Le Goff foi muito marcado pela influência familiar: sobretudo pelo avô defensor da laicidade e da escola pública e pela avó profundamente religiosa.


Na sua longa carreira, Le Goff dedicou-se à Antropologia Medieval, cuja abordagem modificou ao estudar todos os aspetos da vida em sociedade. Escreveu seu primeiro livro sobre Idade Média em 1956.

Herdeiro da Escola dos Annales, que alterou a forma de olhar a História nos anos 1930, este especialista em Médio Oriente é autor de obras como O Maravilhoso e o Quotidiano no Ocidente MedievalHeróis e Maravilhas da Idade Média ou Reflexões sobre a História, traduzidas em português. Este brilhante historiador sucedeu em 1972 Fernand Braudel na direção da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais.

A partir dos anos 70 foi um dos pais do movimento “Nova História”, com uma reflexão sobre a profissão do historiador em ensaios como “Faire de l’histoire” (1986, Fazer História, com Pierre Nora) ou “Histoire et mémoire” (História e memória, 1988).


** Chegou a hora de descansar. Obrigado pelo grande legado acadêmico que você deixou. Um dos meus sonhos era conhecê-lo, mas agora será somente pelas obras  **


FONTES: Morre aos 90 anos o historiador francês Jaqcues Le Goff - Disponível em: http://oglobo.globo.com/ciencia/historia/morre-aos-90-anos-historiador-jacques-le-goff-12052542 Acesso em: 01/04/2014.

Morreu o historiador das mentalidades Jaqcues Le Goff - Disponível em: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3789573&seccao=Europa Acesso em: 01/04/2014.


CRÉDITO DA IMAGEM: http://www.uccronline.it/






Nenhum comentário:

Postar um comentário