segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Dia do Historiador

Clio, a musa grega da História.

O dia 19 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia do Historiador, profissional que atua ministrando aulas ou se dedicando à pesquisas. A Lei N°12.130, de 17 de dezembro de 2009 institui o Dia do Historiador, que passou a ser comemorado oficialmente em 2010.

LEI Nº 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009.

Institui o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.

O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o É instituído o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Comecei a gostar de História aos 4 anos de idade. Me lembro do meu primeiro livro, um Atlas de História do Brasil e, lendo ele, percebia que mesmo que quisesse, jamais viveria o que aquelas pessoas do livro viveram, não iria ver pessoas com roupas, hábitos e costumes daquela época. O homem evolui, os tempos mudam, a vida passa. Sabia que era a História que eu iria estudar no futuro, e aqui estou.

A data é uma homenagem à Joaquim Nabuco (1849-1910), diplomata, jurista, jornalista, político e historiador brasileiro. Trabalhar com a História e ser historiador é uma dádiva. Analisamos e interpretamos fatos e momentos históricos que, como por um passe de mágica, ficaram no passado. objetos de estudo do historiador são pessoas, sujeitos, fatos, culturas, acontecimentos, sociedades e formas de pensar, cada um em seu tempo e espaço.

Mesmo com um pouco de saudosismo, a História é uma ciência séria, pois os fatos que ocorreram no passado, distante ou não, tem reflexões no tempo presente. Graças a História, aliada a outras ciências como a Sociologia, Geografia, Arqueologia e etc., podemos compreender o passado, o tempo presente e planejar o nosso futuro.


"O primeiro dever do historiador é não trair a verdade, não calar a verdade, não ser suspeito de parcialidades ou rancores" .

Marco Túlio Cícero foi político, filósofo, orador, escritor e advogado romano.


Deixo um Feliz dia do Historiador, adiantado, para: Aguinaldo Nascimento Figueiredo, Eylan Lins, Otoni Moreira Mesquita, Claudio Amazonas, Ed Lincon, Marcos Paulo Mendes Araújo, Roberto Mendonça, Nonato Braga e Luiz Maximino de Miranda Corrêa (historiadores e pesquisadores amazonenses).



CRÉDITO DA IMAGEM: http://fenixdefogo.wordpress.com/


Um comentário:

  1. Obrigado meu amigo. Feliz por ter sido lembrado, e muito mais feliz em verificar seu progresso na carreira e nas ideias.

    ResponderExcluir