sábado, 18 de outubro de 2014

Havana antes da Revolução Cubana

Havana em 1950.

Ditaduras, sejam elas de Esquerda ou de Direita, podem trazer mudanças boas ou ruins nos locais em que elas são implantadas. No caso da Revolução cubana, ocorreram mudanças positivas, como a diminuição do analfabetismo, que atingia grande parte da população; e mudanças negativas, como o isolamento político e embargos econômicos, principalmente dos Estados Unidos. O jornalista Celso Miranda, no texto Cuba sem Fidel, publicado na Revista Aventuras na História, explana sobre a capital cubana antes da revolução.

Havana era uma cidade alegre, cheia de vida e de oportunidades para se ganhar dinheiro. Nos anos 50, Cuba tinha o terceiro maior PIB entre os 20 países latino-americanos. Porém havia um grande desequilíbrio entre a área rural e a urbana: enquanto as cidades cresciam oferecendo infra-estrutura inédita no país, como água encanada e linhas telefônicas, o campo estava em crise com a decadência do modelo baseado nos grandes latifúndios, com a queda de produção e o aparecimento de bolsões de miséria absoluta e fome.

Estima-se que 20 mil prostitutas trabalhavam nas ruas e cabarés de Havana, sendo a indústria da prostituição a mais rentável da ilha, ultrapassando a produção de frutas e tabaco. Em 1954, um médico em Havana ganhava 90 pesos por mês. No mesmo período, um crupiê recebia 1500 pesos, fora as gorjetas. Cuba ocupava o primeiro lugar na América Latina e no Caribe em número de aparelhos de televisão, com 150 mil televisores, e tinha quatro emissoras de TV. Era recordista, ainda, em número de salas de cinema e estações de rádio por habitante. [...] No campo, 42% das pessoas eram analfabetas.


MIRANDA, Celso. Cuba sem Fidel. In: Revista Aventuras na História, ed. 42, fev. 2007.



1- um peso cubano vale 1 dólar americano e 2,43 reais brasileiros.

2- crupiê é o funcionário que cuida das mesas das casas de jogos, principalmente da roleta e do recolhimento das apostas.




CRÉDITO DA IMAGEM: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1507421

Nenhum comentário:

Postar um comentário