quinta-feira, 12 de março de 2015

Zona Oeste de Manaus: Casarões antigos (1908 e 1913)

No bairro de São Raimundo, na Zona Oeste de Manaus, existem alguns prédios históricos (foram identificados 4), infelizmente abandonados pelo poder público. Se existem prédios caindo aos pedaços dentro da área de tombamento do Centro Histórico, no coração da cidade, imagine em áreas mais afastadas, como a Cachoeirinha e a Praça 14 de Janeiro, por exemplo.

Essas fotos foram feitas no dia 10/02/2014, durante um passeio com a jornalista, escritora e pesquisadora Elza Souza, especialista na História do bairro de São Raimundo. Esse casarão, localizado no bairro anteriormente citado, foi construído em 1908. Fica na rua da Sede. Ainda não se sabe quem mandou construí-lo. A atual moradora já o comprou em péssimo estado de conservação, e atualmente não possui recursos para restaurá-lo. O interior é ricamente decorado com pinturas realizadas na década de 1930. Eu e a pesquisadora Elza Souza vamos fazer uma pesquisa mais apurada e descobrir de quem foi a residência.




Teto da Sala, decorado com motivos florais.

Uma das pinturas que ornamentam a residência.

O segundo casarão, construído em 1913, está localizado na rua 5 de Setembro, perto da ponte Fábio Lucena. Foi, por décadas, residência da família Valentim Normando, cujo membro mais ilustre foi o político Ismael Benigno. Em péssimo estado de conservação, funciona em suas dependências um comércio. A foto abaixo foi retirada do Google Maps em 2012, quando o local funcionava como salão de beleza. Antes de terminar o passeio ainda pude fotografar uma casinha construída entre 1940 e 1950, no bairro da Glória.


Casa construída entre 1940 e 1950, no bairro da Glória.

Espero que os órgãos responsáveis pelo Tombamento Histórico tomem conhecimento da existência dessas construções, que precisam urgentemente de reparos.


7 comentários:

  1. Bote quente Fabio.A historia precisa de pedsoas interessadas e curiosas como vc. Parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. O casarão da Rua 5 de Setembro pertencia ao meu bisavô Francisco Guimarães, a casa ao lado era do meu pai Mário Guimarães, con a morte do meu bisavô, os filhos decidiram vender anos depois os dois imóveis, pena is compradores terem deixado ficar no estado. Tenho ótimas lembranças da minha infância nesta casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que belo depoimento, Ricardo Bochelli. Quem dera os proprietários conservassem os prédios da forma que os receberam.

      Excluir
  3. O casarão da Rua 5 de Setembro pertencia ao meu bisavô Francisco Guimarães, a casa ao lado era do meu pai Mário Guimarães, con a morte do meu bisavô, os filhos decidiram vender anos depois os dois imóveis, pena is compradores terem deixado ficar no estado. Tenho ótimas lembranças da minha infância nesta casa.

    ResponderExcluir
  4. O casarão da rua 5 de setembro foi de meu trisavô Valentim Normando, minha avó passou grande parte da infância lá e eu gostaria de saber se há relação entre o meu trisavô e a rua do bairro do Planalto (Coronel Valentim Normando). Gostaria também de saber o quê você sabe sobre a minha família e quais são as suas fontes. Obrigado pela matéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Diego Coelho. Em breve irei publicar textos sobre os Valentim Normando do bairro de São Raimundo.

      Excluir