quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

O poema de Carlos Viana

Igrejinha de São Lázaro, 1959

Em 2013, enquanto fazia pesquisas sobre o bairro São Lázaro, tive acesso ao arquivo da paróquia de mesmo nome. Lá, em meio a vários documentos antigos, encontrei uma preciosidade. Em 1959, Carlos Viana, o jovem fundador do bairro, escreveu um poema que refletia o seu sonho de ser padre, sonho esse que infelizmente não se concretizou, por causa de dificuldades financeiras da época, e a fundação da Igreja de São Lázaro.


Sonhos de criança


Meus amigos a coisa mais bonita
Dêste mundo é o tempo de criança
Vive sempre correndo, saltitando;
Sonhando com um futuro cheio de esperança

Digo isto meu amigo e afirmo;
Porque Jesus nos traçou um bom caminho;
Muitas vêzes não meditamos sobre isto;
E nos jogamos em meio dos espinhos

O menino muito cedo se aproxima;
De sua preferida vocação;
Às vezes é fácil seguir o que sonhou
Mas muitas vezes não consegue não

Quando criança sempre eu brincava
De igrejinha fazendo lindo altar
Eu tinha vocação para ser padre
Mas meu desejo não pude realizar;

Porque meu pai era pobre não podia
me educar para eu alcançar;
O grande ideal de minha vida;
Que era a Jesus meu coração entregar

Já que não pude conseguir
Realizar o que tanto sonhei;
No alto de um lindo morro;
Uma Igreja de S. Lázaro formei:

Hoje, eu nesta Igreja que é pobre e esquecida;
Longe - Bem longe, vivo a recordar;
Dos meus doces sonhos de criança;
Agradecendo a Jesus por me amar.


Carlos Viana. Manaus, Am - 12/11/1959


Hoje, no bairro, não existe uma escola, loja, templo religioso ou outro tipo de repartição, que leve o nome de Carlos Viana, o jovem que, com apenas 14 anos, fundou, em uma época de grandes dificuldades para o Estado do Amazonas, o bairro São Lázaro. Fica aqui esse pequeno e valioso registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário