sábado, 21 de janeiro de 2023

10 anos de História Inteligente

No dia 18 o blog História Inteligente completou 10 anos de existência. Tudo começou em 18 de janeiro de 2013, nas férias do Ensino Médio. Historia era desde que me lembre a disciplina à que mais me dedicava. Escrevia textos e fazia resumos de livros sobre as mais variadas temáticas históricas. Tive a ideia, então, de criar um blog para divulgar essa singela e amadora produção. Me questionei qual seria seu nome. Minha mãe fez uma sugestão: "História Inteligente". Não sabia utilizar muito bem essa nova tecnologia. Mas precisava dar início com uma postagem. Acabou que fiz a reprodução de uma matéria de 2006 da revista História Viva sobre o racismo no século XIX. Após ter contato na escola com a História do Amazonas, especialmente a da capital Manaus, decidi focar nessa área. Os textos sobre a história da cidade fizeram sucesso. Era pouco o conteúdo dessa área na internet. Ainda não sabia, mas estava fazendo um trabalho atualmente conhecido como História Pública, que consiste na divulgação do conhecimento histórico para o grande público. Em 2015 surgiu a oportunidade de me especializar através do curso de História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Olhando para trás, percebo o quanto ela foi importante para o amadurecimento da escrita e para reflexões profundas sobre a sociedade. A partir daí fui convidado para publicar textos em jornais, dar entrevistas, prestar consultoria, realizar passeios públicos e ministrar palestras. O ponto alto foi o convite para ser colunista de História do Jornal do Commercio. Após finalizar a graduação, fui aprovado em 2022 para cursar o Mestrado em História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente estou na fase da redação da dissertação, o que fez eu esquecer de publicar esse texto no dia 18. O blog foi responsável por várias conquistas. Agradeço imensamente a vocês seguidores, no Facebook e no Instagram, que me acompanham ao longo dessa década.

Um comentário:

  1. Parabéns pelos 10 anos. Sempre crônicas interessantes sobre Manaus antiga

    ResponderExcluir