domingo, 8 de dezembro de 2013

A Participação das Mulheres na Primeira Guerra Mundial

Mulheres trabalhando em uma indústria bélica.

Por Patrícia Ramos Braick e Miriam Becho Mota, em História: das cavernas ao terceiro milênio - do avanço imperialista no século 19 aos dias atuais.

Durante a Primeira Guerra Mundial, as mulheres que viviam nos países envolvidos no conflito, sofreram as consequências. Enquanto os homens deslocavam-se em grande quantidade para os campos de batalha, mulheres de classe média e alta passaram a trabalhar fora de casa.

No campo as mulheres ficaram responsáveis pela produção agrícola e pela criação de animais. As que viviam nas cidades foram trabalhar com transportes, dirigindo ônibus e caminhões, e também nas indústrias, entre elas a bélica. Muitas mulheres também dirigiram-se para os campos de batalha para trabalhar como enfermeiras, cozinheiras,motoristas de ambulâncias e etc. Mesmo que a Guerra tenha trazido angústia e sofrimento, ela propiciou muitas conquistas que contribuíram para a emancipação feminina. Em vários países, por exemplo, elas puderam se consolidar como profissionais e adquiriram a independência financeira.

Muitas mulheres conseguiram garantir melhores condições de trabalho e conquistaram um direito muito importante: Estudar em universidades. Melhor do que isso, foi a conquista da legalização do voto feminino em vários países, logo após a Guerra.

Também ocorreram mudanças expressivas no comportamento feminino.As mulheres alcançaram a liberdade de poder saírem sozinhas e dirigir automóveis, passaram a usar roupas mais confortáveis e aderiram ao uso de cosméticos.      

O mundo moderno do século XX exigia coisas práticas como esse tipo de roupa.



CRÉDITO DAS IMAGENS

http://is2fashion.blogspot.com.br
http://www.teoriacriativa.com



 

55 comentários:

  1. Gostei muito do conteúdo e é bem oque eu estava procurando para minha pesquisa!! (:

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, espero que tenha ajudado bastante. :)

    ResponderExcluir
  3. Gostei Mim Ajudou Na Pesquisa

    ResponderExcluir
  4. Ajudou muiitooo na minha pesquisa ! Obg !!

    ResponderExcluir
  5. Achei ótimo vou estuda isso tudo para uma prova. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, me ajudou bastante viu

    ResponderExcluir
  7. trazido n existe !!! o certo é TRAGO !!!!!!!!!!!!!!!!! BEIJINHO NO OMBRO :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente .. :*

      Excluir
    2. Trazido é o particípio do verbo trazer. Este verbo se refere ao ato de dirigir, guiar, atrair, usar e causar, entre outros. O correto é dizer “trazido”, pois essa é a única forma do particípio do verbo trazer. Na língua padrão a forma “trago” não é aceita.

      Excluir
    3. para com isso ne

      Excluir
    4. trazido existe, e está correto

      Excluir
    5. O correto é dizer “trazido”, pois essa é a única forma do particípio do verbo trazer. Na língua padrão a forma “trago” não é aceita. Veja:

      Emprego errado: Que bom que você havia trago suas tintas. Nosso cartaz ficou lindo!

      Emprego correto: Que bom que você havia trazido suas tintas. Nosso cartaz ficou lindo!

      Excluir
    6. depende do contexto. Antes de corrigir os outros, veja se está correto ;)

      Excluir
  8. bem legal, bem escrito parabéns me ajudou muito na minha pesquisa

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, exatamente o que eu procurava :)

    ResponderExcluir
  10. perfeito, exatamente o que eu tava precisando pra concluir minha pesquisa, depois dessa, meu trabalho vai ser o mais fods...

    ResponderExcluir
  11. Esbarrei no seu blog nesta postagem e estou amando, planejo postar futuramente algo sobre a importância das mulheres na I guerra mundial no meu blog. Aqui está uma boa fonte de informação por exemplo.

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado pela visita. Volte sempre :)

    ResponderExcluir
  13. Perfeito! Não teria maneira melhor de se expressar e explicar o conteúdo! Parabéns ;)

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito tanto como me ajudou a esclarecer o papel da mulher.

    ResponderExcluir
  15. Texto excelente.... bem resumido, focado nos principais pontos, bem esclarecedor. Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. muito bom !! era mesmo o que precisava para o meu trabalho de história

    ResponderExcluir
  17. poxa cara muito legal e interessante, ajudou-me muito em minha pesquisa!!!

    ResponderExcluir
  18. Me Ajudou Muito Vlw >>>><<<<<

    ResponderExcluir
  19. muito obrigado, foi muito utíl, tudo de bom sempre

    ResponderExcluir
  20. você esqueceu que depois da "," tem espaço !

    ResponderExcluir
  21. nossa muito bom um texto curto mas rico de informações,gostei.

    ResponderExcluir
  22. nossa muito bom um texto curto mas rico de informações,gostei.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado. Curtam a página no Facebook.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Ótimo o texto, tem como me passar a referencia dele? Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por Patrícia Ramos Braick e Miriam Becho Mota, em História: das cavernas ao terceiro milênio - do avanço imperialista no século 19 aos dias atuais.

      Excluir
  26. eu queria questoes affffsss ;/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tipo de questões você queria? talvez possa ajudar.

      Excluir
  27. Legal o texto gostei muto obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  28. muito obrigadoooo gostei mt e me ajudou na recuperaçao

    ResponderExcluir
  29. muito obrigadoooo gostei mt e me ajudou na recuperaçao

    ResponderExcluir
  30. Tem algum outro texto, parecido a esse? Agradeceria

    ResponderExcluir
  31. eu quero saber sobre as mulheres construindo armas

    ResponderExcluir
  32. Por que as mulheres da classe mais baixa não conquistaram melhorias?

    ResponderExcluir
  33. Uma mulher poderosa mandava e era obedecida na grande guerra mundial. Era temida ate por generais?

    ResponderExcluir