Esse
texto pode ser útil para as pessoas que estão em dúvida em cursar
História ou que já se veem decididas em dedicar seus próximos anos
a essa área das Ciências Humanas.
Gostamos
de História. Se perguntarmos aos nossos pais, tios ou primos mais
velhos, ou questionarmo-nos, possivelmente uma das matérias que eles
mais gostavam e nós gostávamos no ensino básico era a História. O
interesse pode surgir pelos mais variados motivos, que podem ir desde
o encantamento por estudar temas passados como o Egito, Grécia e
Roma antigas, Idade Média e Grandes Navegações, até ao simples
fato da matéria ser preferida a outras como a Matemática, a Física
e a Química.
Você
que ainda está no ensino fundamental ou médio e se sente atraído
por essa disciplina, ou que já está na reta final dos vestibulares
e pensa em dedicar os próximos anos de sua vida a essa área, que
História espera encontrar na universidade? Pode ficar ciente que
essa História maravilhosa, das civilizações antigas, dos
homens medievais, das grandes navegações e das grandes guerras,
existe, mas também encontrará em 4 ou 5 anos de estudo as Histórias
teórica e metodológica. Essa é uma questão séria, pois
muitos que entram no curso podem ficar insatisfeitos, no início, ao
se verem diante de questões mais complexas. Essa ciência é
muito maior do que aparenta ser.
Num
primeiro momento, nos períodos iniciais, nos deparamos com
disciplinas que, a primeira vista, não parecem em nada com o que
aprendemos no ensino básico: Historiografia Geral I e
II,
Teoria
da História, Didática
Geral, Psicologia da Educação e História Antiga I e
II
(pode variar dependendo da instituição). Até aí, a História
Antiga refresca a memória das aulas sobre a Mesopotâmia e o Egito e
a Grécia e a Roma.
O primeiro “choque” pode ser a Historiografia Geral, pois
passamos a compreender que desde
as épocas mais remotas as sociedades desenvolveram formas de
registrar suas ações no espaço e no tempo. As
leituras são as mais variadas, indo de clássicos greco-romanos a
ensaios escritos no século XVIII. Psicologia
da Educação e Didática Geral podem causar estranhamento. Acredite,
todo historiador é um professor, pois o conhecimento que este
adquire na academia será transmitido depois para a sala de aula e
através de livros didáticos e paradidáticos. Falarei
da Teoria em conjunto com as Metodologias.
Mais
adiante, surgem disciplinas como Metodologia
da História, Metodologia do Ensino da História, História Medieval
I e Prática Integrada I. A
História Medieval que estudamos é cronologicamente semelhante a que
estudamos no ensino fundamental. As semelhanças acabam aí, pois as
abordagens sobre esse período, dependendo dos autores utilizados,
são vistas do ponto de vista teórico, dependendo do (s) autor (es)
utilizados, como Jerôme Baschet, que questiona aspectos como a
economia, a cultura, a política e a duração desse período. A
Prática Integrada pretende a elaboração de reflexões sobre as
linguagens, formas de transmitir o conhecimento histórico para os
ensinos fundamental e médio. Teoria
da História, Metodologia da História e Metodologia do Ensino da
História merecem ser analisadas de forma conjunta:
O Historiador Eraldo Ribeiro Tavares examinando atas da Câmara de Vitória.
A
Teoria
pode ser definida como uma visão de mundo. Existem várias teorias,
existem várias visões de mundo. Na História, as abordagens
teóricas
são diversas. Existe o Positivismo, o Materialismo Histórico, a
Micro-História, a Nova História etc. São diferentes visões de
mundo utilizadas para compreender as formulações históricas. Por
ser um campo que trata de pensamentos, visões de mundo, mantém
diálogo com a Filosofia e a Sociologia. A
Metodologia do Ensino da História trabalha com a formação do
profissional de História, a
trajetória do ensino de História e novas perspectivas e
metodologias para sua aplicação. As metodologias são baseadas nas
teorias anteriormente citadas e
em elementos da Prática Integrada. Enfim
a Metodologia da História, talvez a disciplina que mais abra os
horizontes de quem faz o curso. Aprende-se que o historiador não é
um “calendário”, um mero repetidor de fatos e datas, mas sim um
profissional que investiga, colhe fontes (materiais e imateriais), as
critica, analisa, interpreta os fatos e tenta explicá-los. É,
ainda, auxiliado por ciências como a Arqueologia, a Paleografia, a
Diplomática e a Epigrafia.
Portanto,
você que vai cursar História em uma universidade, seja ela pública
ou privada, modalidade
de licenciatura ou bacharelado,
encontrará no
curso a História
Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea, mas também
encontrará a Teoria da História, as Metodologias e as Práticas.
Decidido?
Você não irá se arrepender. É uma experiência incrível, que nos
apresenta outras perspectivas de mundo,
reflexões
sobre a própria História e o cotidiano.
CRÉDITO DAS IMAGENS:
commons.wikimedia.org
camaradevitoria.pe.gov.br
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