Bar do Armando, na rua 10 de Julho, no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus. FOTO: Google Maps, 2014.
O Bar do Armando, ponto de encontro tradicional da boemia manauara, está localizado na rua 10 de Julho, no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus. Foi fundado em 1963 como Casa Nossa Senhora de Nazaré pelo Sr. Henrique, cunhado de Armando Dias Soares (1935-2012), que chegou a Manaus em 1953.
No início do século passado, o prédio que abriga o bar funcionava como mercearia de Pinheiro Vieira & Gil. Em 1909 ele é vendido a Soares & Rattes, que batizam o empreendimento de mercearia e botequim "Tentadora do Bairro".
Mercearia e botequim "Tentadora do Bairro". Foto de 1913. FONTE: Jornal do Commercio, 07/05/1913.
A mercearia e botequim é vendida em 1912 a Bento & Nápoles, que por motivo de viagem a vendem em 1914. Foi adquirida no mesmo ano por João da Silva Santos, que a renomeia de mercearia "Boa Vista". Por motivo desconhecido, a mercearia é rapidamente vendida nesse ano, sendo seu novo proprietário Maximino Ferreira do Amaral.
Posteriormente funcionou como uma casa de bicicletas, leiloada em 1917. Antônio Mendonça a arrematou mas, possivelmente, por motivo de dívidas ou viagem, ela veio a leilão pouco tempo depois, em 1919.
Por último, ao que se sabe, antes de abrigar o Bar do Armando, funcionou como "Mercearia Casa Nossa Senhora de Nazaré", propriedade de Henrique, irmão de Maria de Lourdes Soeiro Soares, esposa de Armando Dias Soares, futuro proprietário do Bar do Armando. A filha de Armando, Ana Cláudia Soeiro Soares, explica que "Bar do Armando" é o nome de fantasia, sendo o verdadeiro nome "Casa Nossa Senhora de Nazaré Ltda".
O prédio possui linhas arquitetônicas simples, tendo sido projetado unicamente para fins comerciais, característica essa bem expressa na ausência de janelas, de um segundo andar para abrigar a família dos proprietários e na existência de três belas portas em arco perfeito.
FONTES:
Jornal do Commercio, edições de 1907 a 1919.
CRÉDITO DAS IMAGENS:
Google Maps.
Jornal do Commercio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário