Palacete Guabiraba, na rua Leonardo Malcher, Centro de Manaus. FONTE: Google Maps, 2014.
Apesar de ser bastante imponente e estar localizado em uma rua movimentada do Centro Histórico de Manaus, o palacete Guabiraba é pouco conhecido pela população. Tentarei traçar um breve histórico da construção.
Seu nome é uma homenagem a Pedro Guabiraba, Promotor Público, Chefe de Polícia da capital e seu primeiro proprietário no início do século passado. As referências mais antigas de sua construção datam de 1911.
Posteriormente, em 1913, conforme as referências mais antigas (Jornal do Commercio, 02/08/1913), o Palacete Guabiraba passou a funcionar como Colégio Nossa Senhora de Nazaré, da professora Elvira de Paula Gonçalves e, mais tarde, de Maria Theodora Gonçalves Angarita. Além de escola, o prédio também era residência da família Paula Gonçalves.
O Palacete Guabiraba antigamente. FONTE: Acervo de Otoni Mesquita.
Em 1957, no Governo de Plínio Ramos Coelho, foi adquirido para funcionar como sede da Imprensa Oficial do Estado. Para receber o maquinário necessário para o funcionamento, foi construído um pavilhão na parte de trás do prédio (MENSAGEM, 1958, p. 07). Com entrada pela rua Doutor Machado, funciona há mais de seis décadas como sede desse órgão.
Com exceção do pavilhão construído no final dos anos 1950 e do antigo portão, retirado e transformado em muro, o palacete continua com as características originais da fachada preservadas, apesar de, há um bom tempo, necessitar de reparos e uma nova pintura.
É um dos poucos exemplares de arquitetura Neogótica em Manaus, chamando a atenção pelo seu telhado ornamentado com pontas de lança, os croché, de acordo com a historiadora da Arte Pollyanna D' Avila Gonçalves Dias (DIAS, 2013, p. 53).
FONTES:
Jornal do Commercio, 02/08/1913.
Mensagem à Assembleia Legislativa apresentada pelo Governador do Estado do Amazonas por ocasião da abertura da sessão legislativa de 1958.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
DIAS, Pollyanna D' Avila Gonçalves. A arquitetura Neogótica no Período da Borracha: um estudo tipológico das construções de Manaus. Dissertação (Mestrado). PPGLA - UEA, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário