sábado, 25 de setembro de 2021

Cemitério de São João Batista: Jazigo da Família Salem José

Jazigo da família Salem José, no Cemitério de São João Batista, em Manaus. FOTOS: Fábio Augusto de C. Pedrosa, 2019.

O jazigo da família Salem José está localizado na quadra 08 do Cemitério de São João Batista, em Manaus. Ele possui a escultura de um cachorro que chama bastante atenção dos frequentadores. Essa peça possui uma interessante História como veremos a seguir...

Em 1953 o jovem Waldemar Salem José, conhecido como Vavá, morre após sofrer um acidente de carro na rua Recife, no bairro Parque 10 de Novembro. Seu animal de estimação, o cachorro Douglas, passou a viver no jazigo da família desde que seu dono foi sepultado. Familiares contam que os dois possuíam uma ligação muito forte:

"Eles eram apaixonados e companheiros. Tio Vavá era um playboy da época, mas com um coração enorme, contava a minha mãe. Ele era o caçula e o segundo filho homem entre várias irmãs. Ele pegou o Douglas para criar bem pequeno e foi uma amizade que só quem tem um companheiro assim sabe".

A administração do cemitério o retirou do local algumas vezes, mas ele sempre voltava. De acordo com sobrinhos de Waldemar, ele se recusava a comer e beber, e acabou falecendo no local. Em sua homenagem, Odete Salem, irmã de Waldemar, mandou fazer, entre 1954 e 1955, uma escultura em bronze e em tamanho natural do fiel amigo de seu irmão.


Convite para a missa de 1° aniversário de falecimento de Waldemar Salem José. FONTE: Jornal do Commercio, 18/09/1954.



Um comentário: