sábado, 30 de março de 2013

Livro: Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus

(Maria Evany do Nascimento e eu)

Este livro,que sem dúvidas se tornou um dos marcos da cidade de Manaus,tem como recorte histórico as peças datadas de 1882 a 1995.No período de 1882 a 1906,época em que a economia da borracha financiou a importação de objetos artísticos,temos os objetos mais decorativos como coretos e fontes.

(Fonte Decorativa da Praça da Matriz,foto:Evany Nascimento)

De 1930 a 1995,tem-se a colocacão de obras homenageando personalidades da história do Brasil e de Manaus.São obras menos monumentais,como os bustos.

(busto do ex-governador Álvaro Maia,foto:Jornal a Crítica)

Na década de 1940,no entanto,foi registrada a colocação de dois monumentos comemorativos: o Obelisco (Monumento a cidade de Manaus) e o Monumento a Nossa Senhora de Conceição.

(Obelisco de 1948)

(Monumento a Nossa Senhora,foto:Evany Nascimento,2002)

O objetivo maior era efetuar o mapeamento desse acervo de obras artísticas dos logradouros públicos do Centro Histórico de Manaus.Outro objetivo,mais ambicioso,era contribuir,de alguma forma,para a preservação desses marcos e obras artísticas,bem como a memória e a história de cada uma delas que fazem parte do patrimônio cultural da cidade.O que implica ainda no resguardo da cultura visual do Centro Histórico.

(fotos de Evany Nascimento)


O terceiro objetivo:proporcionar a população o conhecimento dos bens artísticos existentes e o significado histórico e simbólico dessas obras.Esse objetivo está sendo realizado agora,com a publicação deste trabalho


"O Centro de Manaus é o bairro que marca o início da construção da cidade, e concentra a área comercial também.É um local de arte,como um museu a céu aberto"-Maria Evany do Nascimento





Um comentário:

  1. Durante uma busca que fiz, e que ainda faço, encontrei esse livro numa banca sebo na praça da polícia. Gostei muito. Eu andava atrás de uma praça que recebeu em 1928 um busto de um prefeito que foi morto no interior do Estado em 1927. O pai dele era um político conceituado na elite manauara, por isso seu filho recebeu muitas honrarias quando o mataram. Mas descobri que a praça não existe mais, e o próprio busto e sua herma, desapareceram! Pelo centro histórico de Manaus há muitos vestígios de centenas e centenas de histórias perdidas. Mas quando nos estimulamos pra buscá-las as encontramos. Fiquei encantado com cada história de cada grande ou pequeno monumento que se situa no Centro antigo de Manaus. Mas também, através de outras obras, já descobri que sempre modificaram alguma coisa no centro. Ele sempre foi alvo de intervenções para se construir, ou reconstruir alguma coisa! Hoje, as intervenções fazem uma tentativa de se resgatar o que o foi no início do século XX.

    ResponderExcluir