Há
um ano, escrevi um breve texto sobre uma das esculturas que se
localizam na entrada do Centro Cultural Palacete Provincial,
localizado na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no Centro
da cidade. Tratava-se da escultura do lado esquerdo,
que representa um zuavo, soldado argelino a serviço do
Exército da França. Quando da escrita desse texto, utilizei como
base o livro Caminhando por Manaus – cinco roteiros
históricos da cidade (1996), da
pesquisadora francesa Thérèse Aubreton. No livro, Thérèse nos dá
importantes informações sobre o Zuavo, já mencionado
anteriormente. Mas fica um questionamento: e a segunda escultura? No
livro, é apenas mencionado como um soldado do Exército Regular
Francês. Não satisfeito, fui fazer novas pesquisas, e consegui
informações valiosas, que serão aqui apresentadas
aos leitores.
Ponte de L' Alma, em Paris, com o Zuavo em primeiro plano.
As
duas esculturas que ornamentam a entrada do Palacete Provincial são
réplicas construídas em tamanho natural, sendo o bronze o material
empregado. A escultura do lado esquerdo representa um Zuavo, soldado
argelino a serviço do Exército Francês. A segunda escultura, do
lado direito, era
até então considerada apenas um soldado do Exército Regular
Francês. Mas, após pesquisas por mim feitas, descobri que trata-se
de um Granadeiro, militar responsável, durante a guerra, pelo
lançamento de granadas.
Essas
duas figuras faziam parte de um conjunto, de quatro esculturas,
localizadas na Ponte de L' Alma, em Paris, erguida sobre o rio Sena.
A ponte recebe esse nome em homenagem à Batalha do
rio Alma (1854), travada durante a Guerra da Crimea, envolvendo o
Império Russo, França, Inglaterra e Império Otomano. A ponte foi
inaugurada por Napoleão III em 1856. Para ornamentar as pilastras de
sustentação, um total de 4, foram erguidas esculturas em homenagem
aos quatro tipos de militares que participaram da Batalha do rio
Alma: Zuavo; Granadeiros, Caçadores e Artilheiros. Georges Diebolt esculpiu o Zuavo e o Granadeiro, e Auguste Arnaud esculpiu o Caçador e o Artilheiro.
Retrato de Georges Diebolt.
Adolpho
Lisboa, superintendente de Manaus entre 1902 e 1907, esteve em Paris,
de onde encomendou as peças que atualmente ornamentam a Praça
Heliodoro Balbi (Praça da Polícia): Cão e Javali em luta (Charles
Theodore Perron); Diana Caçadora (Fundições de Val d'
Osne); Hermes (Fundições Val d'
Osne); Ninfa (Fundições Val d' Osne); Coreto em formato de pagode
chinês e Coreto em formato
de templo grego. Para Manaus, das quatro estátuas da Ponte de L'
Alma, só vieram duas réplicas, o Zuavo e o Granadeiro. Vejam,
abaixo, duas montagens entre as esculturas de Manaus e as da França.
O Zuavo permanece na ponte, servindo de “régua” para a medição
dos níveis do rio Sena. O Granadeiro foi parar na comuna francesa de
Dijon, terra natal de Georges Diebolt (1816-1861), autor das
esculturas.
À esquerda, o Zuavo de Manaus. À direita, o original, na Ponte de L' Alma, em Paris.
À esquerda, o Granadeiro de Manaus. À direita, o Granadeiro original.
O
Caçador e o Artilheiro foram esculpidos por Auguste Arnaud
(1825-1883). Quando as duas réplicas foram erguidas em Manaus, no
início do século 20, o mundo ocidental tinha como parâmetro
cultural Paris, capital moderna da Europa, que explodia em invenções
e tecnologias de ponta para a época. Essa é apenas uma das várias curiosidades existentes em Manaus, que manteve e ainda mantem relações com diversos países.
À esquerda, o Artilheiro, no departamento de Aisne; À direita, o Caçador, na cidade francesa de Vincennes.
FONTES: Geneviève Bresc-Bautier, Isabelle Leroy-Jay Lemaistre, Musée du Louvre. département des sculptures du Moyen Âge, de la Renaissance et des temps modernes. Sculpture française II. Renaissance et temps modernes. vol. 1 Adam - Gois, Réunion des musées nationaux editions, Paris, 1998.
CRÉDITO DAS IMAGENS: leguideparis.free.pt
commons.wikimedia.org
Qual seria o templo grego? Seria Intendente ou Superintendente de Manaus?
ResponderExcluirO formato é semelhante ao templo de Hércules Victor. Adolpho Lisboa foi superintendente de Manaus.
ExcluirÓtimo texto! Este é mais um blog que entra para os meus favoritos! Sucesso!
ResponderExcluirMuito obrigado, Fábio Cavalcante.
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