segunda-feira, 2 de novembro de 2015

As esculturas do Palacete Provincial

Há um ano, escrevi um breve texto sobre uma das esculturas que se localizam na entrada do Centro Cultural Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no Centro da cidade. Tratava-se da escultura do lado esquerdo, que representa um zuavo, soldado argelino a serviço do Exército da França. Quando da escrita desse texto, utilizei como base o livro Caminhando por Manaus – cinco roteiros históricos da cidade (1996), da pesquisadora francesa Thérèse Aubreton. No livro, Thérèse nos dá importantes informações sobre o Zuavo, já mencionado anteriormente. Mas fica um questionamento: e a segunda escultura? No livro, é apenas mencionado como um soldado do Exército Regular Francês. Não satisfeito, fui fazer novas pesquisas, e consegui informações valiosas, que serão aqui apresentadas aos leitores.

Ponte de L' Alma, em Paris, com o Zuavo em primeiro plano.

As duas esculturas que ornamentam a entrada do Palacete Provincial são réplicas construídas em tamanho natural, sendo o bronze o material empregado. A escultura do lado esquerdo representa um Zuavo, soldado argelino a serviço do Exército Francês. A segunda escultura, do lado direito, era até então considerada apenas um soldado do Exército Regular Francês. Mas, após pesquisas por mim feitas, descobri que trata-se de um Granadeiro, militar responsável, durante a guerra, pelo lançamento de granadas.

Essas duas figuras faziam parte de um conjunto, de quatro esculturas, localizadas na Ponte de L' Alma, em Paris, erguida sobre o rio Sena. A ponte recebe esse nome em homenagem à Batalha do rio Alma (1854), travada durante a Guerra da Crimea, envolvendo o Império Russo, França, Inglaterra e Império Otomano. A ponte foi inaugurada por Napoleão III em 1856. Para ornamentar as pilastras de sustentação, um total de 4, foram erguidas esculturas em homenagem aos quatro tipos de militares que participaram da Batalha do rio Alma: Zuavo; Granadeiros, Caçadores e Artilheiros. Georges Diebolt esculpiu o Zuavo e o Granadeiro, e Auguste Arnaud esculpiu o Caçador e o Artilheiro.

Retrato de Georges Diebolt.

Adolpho Lisboa, superintendente de Manaus entre 1902 e 1907, esteve em Paris, de onde encomendou as peças que atualmente ornamentam a Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia): Cão e Javali em luta (Charles Theodore Perron); Diana Caçadora (Fundições de Val d' Osne); Hermes (Fundições Val d' Osne); Ninfa (Fundições Val d' Osne); Coreto em formato de pagode chinês e Coreto em formato de templo grego. Para Manaus, das quatro estátuas da Ponte de L' Alma, só vieram duas réplicas, o Zuavo e o Granadeiro. Vejam, abaixo, duas montagens entre as esculturas de Manaus e as da França. O Zuavo permanece na ponte, servindo de “régua” para a medição dos níveis do rio Sena. O Granadeiro foi parar na comuna francesa de Dijon, terra natal de Georges Diebolt (1816-1861), autor das esculturas.

À esquerda, o Zuavo de Manaus. À direita, o original, na Ponte de L' Alma, em Paris.

À esquerda, o Granadeiro de Manaus. À direita, o Granadeiro original.

O Caçador e o Artilheiro foram esculpidos por Auguste Arnaud (1825-1883). Quando as duas réplicas foram erguidas em Manaus, no início do século 20, o mundo ocidental tinha como parâmetro cultural Paris, capital moderna da Europa, que explodia em invenções e tecnologias de ponta para a época. Essa é apenas uma das várias curiosidades existentes em Manaus, que manteve e ainda mantem relações com diversos países.

À esquerda, o Artilheiro, no departamento de Aisne; À direita, o Caçador, na cidade francesa de Vincennes.


FONTES:  Geneviève Bresc-Bautier, Isabelle Leroy-Jay Lemaistre, Musée du Louvre. département des sculptures du Moyen Âge, de la Renaissance et des temps modernes. Sculpture française II. Renaissance et temps modernes. vol. 1 Adam - Gois, Réunion des musées nationaux editions, Paris, 1998.

CRÉDITO DAS IMAGENS: leguideparis.free.pt
                                     commons.wikimedia.org




4 comentários:

  1. Qual seria o templo grego? Seria Intendente ou Superintendente de Manaus?

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    1. O formato é semelhante ao templo de Hércules Victor. Adolpho Lisboa foi superintendente de Manaus.

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  2. Ótimo texto! Este é mais um blog que entra para os meus favoritos! Sucesso!

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