Processo de extração e lavagem de ouro no Rio das Velhas. Gravura do século XVIII, de autor desconhecido. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. A Travessia da Calunga Grande - Três Séculos de Imagens sobre o Negro no Brasil (1637-1899). São Paulo: Edusp, 2000.
Essa atividade foi desenvolvida na disciplina Prática Integrada VII, do curso de História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ministrada pelo Professor Me. Felipe Cabral Cavalcante. Sob sua orientação ficamos encarregados de produzir uma atividade de Ensino Fundamental sobre a mineração na América Portuguesa tendo como limitador o livro Formação do Brasil Contemporâneo, de Caio Prado Júnior, de forma a realizar a transposição didática de uma obra acadêmica para o ensino básico. A minha, abaixo reproduzida, versa sobre a Intendência de Minas, órgão administrativo que geria todos os assuntos referentes à mineração. Seu público alvo é o do 8° ano do Ensino Fundamental:
LEITURA COMPLEMENTAR
Leia
o texto abaixo e, em seguida, responda as questões:
A
Intendência de Minas
“Para
executar o Regimento, cobrar o quinto, superintender1
todo o serviço da mineração e resolver os pleitos2
entre os mineradores, bem como destes com terceiros, em questões
atinentes à mineração, criou-se um organismo administrativo
especial: a Intendência
de Minas.
Em cada capitania em que houve extração de ouro, organizou-se uma
Intendência que nas suas atribuições independia completamente das
demais autoridades coloniais: só prestava contas e obediência ao
governo da metrópole. Compunha-se a Intendência de um
superintendente3,
conhecido vulgarmente como intendente,
a quem cabia a direção geral do serviço, e de um guarda-mor4,
que é quem fazia a repartição das datas5
e fiscalizava, nas minas, a observância do regimento. O guarda-mor
podia-se fazer substituir em lugares “afastados” […] por
guarda-menores
que
ele próprio nomeava. Seguiam-se naturalmente escrivão e outros
oficiais auxiliares.
Subordinava-se
à Intendência
a Casa
de Fundição,
onde se recolhia obrigatoriamente todo ouro extraído, e onde, depois
de fundido, ensaiado, quintado
(isto é, deduzido do quinto da coroa), e reduzido a barras cunhadas,
era devolvido ao portador acompanhado de um certificado de origem que
provava o cumprimento das formalidades legais e com que deviam
circular as barras. Só então podia o ouro correr livremente e ser
expedido para fora da capitania”.
PRADO
JÚNIOR, Caio.
Formação
do Brasil Contemporâneo: colônia.
23° Ed. São Paulo: Brasiliense, 1997, p. 175-176.
QUESTÕES
1.
Liste os funcionários que formavam a Intendência de Minas e
descreva suas funções.
2.
Qual a relação entre a Intendência de Minas e a Casa de Fundição?
GLOSSÁRIO DE APOIO:
1
SUPERINTENDER: O mesmo que dirigir.
2
PLEITO: O mesmo que discussão.
3
SUPERINTENDENTE: O mesmo
que chefe, supervisor.
4
GUARDA-MOR: Oficial que
atuava como “policial”.
5
DATAS: Terrenos para
mineração divididos em lotes.
A atividade consiste em duas questões dissertativas sobre um trecho da obra de Caio Prado Júnior. Para auxiliar os discentes, produziu-se um pequeno glossário de termos (destacados em negrito) que possam oferecer alguma dificuldade em sua realização. Sugere-se que seja realizada após, no mínimo, duas aulas sobre a mineração no período colonial, para que os alunos tenham algumas noções sobre o tema a que se refere o trabalho. Dessa forma, utilizando o trecho de uma obra acadêmica, transformada em uma atividade simples, com apoio do professor, os alunos do Ensino Fundamental já podem ir familiarizando-se com leituras mais complexas.
CRÉDITO DA IMAGEM:
http://multirio.rio.rj.gov.br
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