Na entrevista de hoje o professor e historiador Marcos Paulo Mendes Araújo fala sobre o seu mais novo trabalho, 'O útil e o necessário: breve história dos sargentos pilotos do Exército (1914-1941)', publicado pela editora Dialética.
- Quando e como surgiu a ideia de analisar as trajetórias desses sargentos pilotos do Exército?
R: A ideia surgiu em 1999 durante uma pesquisa que fiz sobre a Aviação do Exército para a montagem de uma exposição. Essa pesquisa estava parada há muitos anos. Em 2019 resolvi voltar a trabalhar nos estudos novamente e o resultado é esse interessante livro.
- Quais as fontes utilizadas e onde elas foram encontradas?
R: Foram utilizadas várias fontes distintas, mas devo dizer que os periódicos disponibilizados pela Hemeroteca da Biblioteca Nacional foram as mais utilizadas.
- Pesquisar é uma tarefa que sempre possui desafios. Nesse caso, quais foram os encontrados durante sua investigação?
R: Ser pesquisador em Manaus é sempre um desafio. As distâncias acabam atrapalhando bastante, principalmente quando necessitamos de fontes que estão em instituições localizadas no Sudeste do país.
- Durante a confecção do trabalho, quais foram as maiores descobertas feitas, além da recuperação da trajetória desses aviadores?
R: Acredito que a maior descoberta a partir desse trabalho é o fato desses sargentos pilotos terem sido também, em sua maioria, precursores da Aviação Civil no Brasil.
Obrigado Fábio pela sua prestimosa contribuição para nossa história.
ResponderExcluirDe nada, professor. Obrigado pela colaboração.
Excluir