terça-feira, 29 de junho de 2021

Marcos Paulo Mendes Araújo fala sobre o seu mais novo livro, 'O útil e o necessário: breve história dos sargentos pilotos do Exército (1914-1941)'


Na entrevista de hoje o professor e historiador Marcos Paulo Mendes Araújo fala sobre o seu mais novo trabalho, 'O útil e o necessário: breve história dos sargentos pilotos do Exército (1914-1941)', publicado pela editora Dialética.

- Quando e como surgiu a ideia de analisar as trajetórias desses sargentos pilotos do Exército?

R: A ideia surgiu em 1999 durante uma pesquisa que fiz sobre a Aviação do Exército para a montagem de uma exposição. Essa pesquisa estava parada há muitos anos. Em 2019 resolvi voltar a trabalhar nos estudos novamente e o resultado é esse interessante livro.

- Quais as fontes utilizadas e onde elas foram encontradas?

R: Foram utilizadas várias fontes distintas, mas devo dizer que os periódicos disponibilizados pela Hemeroteca da Biblioteca Nacional foram as mais utilizadas.

- Pesquisar é uma tarefa que sempre possui desafios. Nesse caso, quais foram os encontrados durante sua investigação?

R: Ser pesquisador em Manaus é sempre um desafio. As distâncias acabam atrapalhando bastante, principalmente quando necessitamos de fontes que estão em instituições localizadas no Sudeste do país.

- Durante a confecção do trabalho, quais foram as maiores descobertas feitas, além da recuperação da trajetória desses aviadores?

R: Acredito que a maior descoberta a partir desse trabalho é o fato desses sargentos pilotos terem sido também, em sua maioria, precursores da Aviação Civil no Brasil.

- Quando o senhor se deu conta de que estava diante de um tema inédito e ainda não explorado por outros pesquisadores?

R: Durante os levantamentos iniciais isso ficou claro, pois havia uma dificuldade em encontrar referências bibliográficas sobre o tema. Acredito que essa obra irá preencher uma significativa lacuna para esse tema.

- No caso do Amazonas, o senhor encontrou informações ou as fontes tratam apenas das regiões Sul e Sudeste?

R: Bem interessante é o fato de ter encontrado entre esses pilotos alguns amazonenses.

- Interessante. Conte-nos mais um pouco sobre essas descobertas.

R: Foram construídas pequenas biografias profissionais para determinar a origem de cada piloto, sua entrada no Exército e sua trajetória antes, durante e depois de sua formação como piloto militar. Assim, foi possível identificar que dois desses pilotos são amazonenses. Mas para conhecer esses pilotos que são naturais do Amazonas convido os interessados a lerem o livro (risos).

- Onde adquirir o livro?

R: O livro pode ser adquirido no site da Editora Dialética e aos poucos vêm sendo oferecido em outras plataformas de venda.


2 comentários: