terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Música e História

Chico Buarque de Holanda e o grupo Quarteto em Cy durante apresentação. Final da década de 1960.

A música sendo uma das primeiras manifestações artísticas culturais da humanidade junta grito, palavra e harmonia, é uma das  mais poderosas formas de comunicação.

O Brasil é um dos celeiros mais criativos do mundo. Diga-se de passagem, há composições que não só contam uma história mas relatam de fato "a história". Muitos estudiosos afirmam que é possível entender a história do Brasil por meio de vários estilos musicais.

Numa das fases mais marcantes da história nacional, o período militar, (1964-1985), a música foi o principal meio para a sociedade perceber o que estava acontecendo e o quanto lhe era cara a liberdade. Poucos são os compositores atuais que fazem o uso do contexto histórico em que vivem tão genialmente como fizera Chico Buarque de Holanda, dentre muitos daquele período, final da década de 60 e início da década de 70, em pleno o auge do regime militar.

Autor de “Construção”, essa canção foi eleita em enquete da Folha de São Paulo como a segunda melhor canção brasileira de todos os tempos ("Águas de março" de Tom Jobim é a melhor, segundo esta enquete) e, por eleição da revista Rolling Stone, "a maior canção brasileira de todos os tempos".

Chico também compôs "Apesar de você" que, juntamente com "Pra não dizer que não falei de flores" de Vandré, se tornou um hino na voz popular contra o regime militar.

Em "Cálice", outra composição de Chico Buarque interpretada poe ele próprio, especulou-se que a letra seria um "recado" para Garrastazu Médici que governou no período de (1969-1974), fato que é desmentido por Chico. Eis um trecho da letra:

"De muito gorda a porca já não anda
De muito usada a faca já não corta
Como é difícil, pai, abrir a porta
Essa palavra presa na garganta
Esse pileque homérico no mundo
De que adianta ter boa vontade
Mesmo calado o peito, resta a cuca
Dos bêbados do centro da cidade"


Roosewelt Sena, 22, é acadêmico de Licenciatura Plena em História na UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e poeta.










CRÉDITO DA IMAGEM: acervo.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário