segunda-feira, 21 de março de 2016

Cornélio Tácito - Obras, metodologia e linguagem

Cornelius Tacitus. Ilustração retirada do livro The Book of History: A History of all nations from the earliest times to the present. Nova York, 1920.


O mundo romano deixou um importante legado cultural para a posteridade. Aliás, essas duas palavras, “legado” e “posteridade”, eram frequentemente utilizadas por intelectuais das mais diversas áreas do conhecimento na Antiguidade Clássica. Eles viam na política e na ação de grandes líderes exemplos morais e éticos que deveriam ser registrados e transmitidos para os mais jovens. Figuras excêntricas e corruptas também serviam de exemplo para o que não deveria ser imitado. É a partir da Roma dos imperadores que Cornélio Tácito (55 d.C. - 120 d.C.), orador e politico, irá se mostrar um dos historiadores mais talentosos de sua época.

Das obras de Tácito que chegaram aos nossos dias fragmentadas e com lacunas quase impreenchíveis, temos como mais conhecidas os Anais, a Germânia, Histórias e Diálogos dos Oradores. Sem o trabalho dos monges copitas da Idade Média e dos sábios da Renascença, o conhecimento parcial dessas obras teria sido impossível. Tácito tem uma percepção crítica das transformações do mundo a sua volta, expressando essas observações na obra Diálogos dos Oradores, onde registra como a prática da oratória estava em declínio e a defende como elemento essencial na formação pedagógica, filosófica e política.

No campo etnográfico Tácito produziu Sobre a vida e o caráter de Agrícola ou Agrícola; e Germânia. A primeira, escrita no final do século I, é um elogio biográfico a seu sogro, Cneo Júlio Agrícola, militar e governador da Britânia entre 77 d.C. e 84 d.C. Em Agrícola o autor faz observações sobre os hábitos e costumes dos povos da Britânia e descreve o local. Germânia é mais densa, trazendo em seu interior a descrição dos diversos povos bárbaros que habitavam essa região e informações sobre relevo, hidrografia, clima etc. Curioso é o fato de que Tácito jamais pôs os pés na Germânia, nos levando a acreditar que possivelmente utilizou para a produção desse livro informações de autores como Plínio, o Velho; Estrabão; Diodoro Sículo; Posidonio; e também os relatos de comerciantes e militares que estiveram no local.

A partir de agora, com a análise das obras Anais e Histórias, compreenderemos a metodologia empregada por Tácito, sua linguagem e as principais características de sua produção historiográfica.

Os Anais, escritos entre os principados de Trajano e Tibério, compreendem um período de 54 anos, de 14-68 d.C. e chegaram até os dias de hoje representados pelos livros I a IV; parte do V ao VI; metade do XI, do XII até metade do livro XVI (1). Foram perdidos os livros sobre o reinado de Calígula e parte dos reinados de Cláudio e Nero.

Parte do que restou dos Anais, quando não aborda as campanhas romanas na Pártia, Macedônia, Armênia, Britânia e Germânia, se concentra na relação entre os imperadores e o Senado; e, com um tom moralizante, próprio de Tácito, registra as virtudes e os vícios dessas figuras. Como fontes para seu trabalho Tácito utilizou o depoimento de testemunhas oculares, as memórias deixadas pelos imperadores Cláudio e Tibério e, na posição de senador, as atas publicadas no Senado. Nessa obra a Germânia figura como principal ameaça para as fronteiras do Império.

Quanto ao estilo e linguagem dessa obra, o idioma utilizado é o latim, e Tácito utiliza normas gramaticais que lembram o estilo literário de Cícero. São frequentes elipses, persuasão oratória, ironias, circunlóquios e dicções léxicas. Até o livro 13, a prosa de Tácito é concisa; tornando-se, a partir desse livro, mais rica e trabalhada. A descrição poética da expedição de Germânico na Alemanha nos remete ao estilo do poeta Virgílio. O tratamento dado às personagens desse trabalho sempre vem acompanhado de metáforas e ambiguidades (virtudes e vícios). Tácito cita discursos curtos e indiretos.

Historias, escrito no início do século II, começa após a morte de Nero, em 68 d.C. e cobre o conturbado período de 69-70 d.C. Originalmente, a abordagem englobaria todo o século I, mas o restante se perdeu com o tempo. O ano 69 foi marcado por guerras civis travadas entre quatro imperadores: Oto, Galba, Vitélio e Vespasiano, que lutavam pelo trono romano. Nesta obra, percebemos como Tácito é adepto do regime republicano, lamentando como a cultura política decaiu com a ascensão do poder imperial, com valores morais em decadência, luxúria, corrupção e indisciplina em excesso.

Por ser uma história contemporânea, da qual Tácito presenciou durante a adolescência e a vida adulta parte dos fatos, a prosa é rápida e não possui espaço para uma escrita mais refinada. Na descrição das personagens, o autor revela a influência de Salústio, utilizando incongruências, sequências de frases justapostas e estilo livre. Ainda temos aspectos das relações dos romanos com os bárbaros, mas o que realmente domina a narrativa são as ações políticas do Império.

O autor tem respeito pelas fontes (relatos de testemunhas), não fazendo sobre elas juízos de valor, deixando claro que “Ao narrar estes fatos, nada invento ou encareço, exponho apenas o que li e o que ouvi dos mais velhos” (XI. 27).

O Senado, local onde trabalhou, é descrito através de sátiras que revelam como aquele poder estava impregnado de uma aura de calunia, corrupção, parasitismo e mentiras. Em um período marcado por assassinatos e outras formas de ataques, Tácito temia a tirania imperial, sempre vigilante e violenta contra críticos e opositores.

Roma, a cidade eterna, sofre com a imoralidade de seu povo. A ideia de declínio moral em Tácito, apesar de bastante presente em suas obras, não é tão grave como em autores anteriores; e este acredita que os hábitos podem mudar naturalmente através de ciclos. Em aspectos religiosos, o autor afirma que os deuses eram indiferentes com a tranquilidade, mas estavam sempre preparados para punir os homens (2). Era hostil em relação à história e religião judaicas, e considerava o Cristianismo uma perigosa superstição.

Cornélio Tácito foi apreciado durante o humanismo renascentista como um exemplo de historiador político, pois assim como no Império do ano 69, a Europa passava por momentos conturbados. A tirania do Estado, representado pela figura do imperador; a corrupção instalada no Senado; e os vícios que tomaram conta de Roma, são denunciados pelo autor, que mesmo mostrando uma certa tristeza pela decadência iniciada com o fim da república, sabe reconhecer os bons exemplos e exceções da época em que estava vivendo. A História, para Tácito, era um instrumento que preservava os bons exemplos e denunciava o que deveria ser evitado.



NOTAS:

(1) MARQUES, Juliana Bastos. Estruturas narrativas nos Anais de Tácito. Revista História da Historiografia, RJ/MG, UNIRIO e UFOP . p.45.

(2) BURROW, John. Uma História das Histórias. De Heródoto e Tucídides ao Século XX. Rio de Janeiro/São Paulo, Record, tradução de Nona Vaz de Castro, 2013. p. 174.

FONTES:


SHOTWELL, James T. Historia de la Historia em el mundo antiguo. Ciudad de Mexico, Fondo de Cultura Económica, traducción de Ramón Iglesa, 1982.


CRÉDITO DA IMAGEM:

commons.wikimedia.org

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